Sobre o “Tertúlias de Arquitectura” de 28 de Março de 2018

Aconteceu ontem no Loanda Hotel, a terceira edição do “Tertúlias de Arquitectura”, organizada pelo Arq. Ilídio Daio com o apoio institucional da Ordem dos Arquitectos de Angola. O evento, que contou com casa cheia, serviu para unir várias gerações de técnicos e futuros técnicos a volta da problemática da “Habitação Social em Angola” e do “Direito à Cidade em Angola e a Produção Social de Habitat”, temas apresentados pelo Professor, Doutor e Arquitecto António Pereira Gameiro, actual assessor do Ministro do Urbanismo e Habitação, e pelo Professor, Investigador e Arquitecto Allan Cain, actual director da ONG “Development Workshop Angola”, respectivamente.

O corpo da organização momentos antes do evento começar. Os arquitectos António Gameiro, Ilídio Daio e Hélder José. © The Sanzala

O debate foi especialmente interessante, pois serviu para os oradores fazerem um enquadramento do estado actual da habitação em Angola, e Luanda mais especificamente, com a apresentação de dados, resultantes de estudos produzidos por si, como as “taxas de crescimento e a distribuição demográfica da população em Angola, o índice de pobreza dos agregados urbanos, o enquadramento jurídico do direito a habitação em Angola, os desafios da habitação na produção social do habitat, a divisão especial dos assentamento em Luanda e a sua tipologia, o modelo económico de financiamento informal do sector da habitação em Luanda, o papel da banca no financiamento do sector imobiliário”, entre outros. Depois da apresentação seguiu-se um momento de debate, aonde os presentes puderam intervir, interagindo uns com os outros.

O arquitecto Allan Cain durante a sessão de debate. © The Sanzala

O “Tertúlias de Arquitectura”, acontece todas as últimas quartas-feiras de cada mês, e serve como uma plataforma de debate e interacção da classe de arquitectos e futuros arquitectos. Inscreva-se no nosso site para receber todas  as novidades e pormenores sobre este e outros eventos relacionados com arquitectura e urbanismo a se realizarem na nossa cidade.

Casa cheia na terceira edição do “Tertúlias de Arquitectura”. © The Sanzala

Deixar uma resposta

Navegar