Warka Tower: Fonte alternativa de água para populações rurais

O acesso a água é ainda um problema que afecta a população mundial. Estima-se que mais da metade da população terrestre sofre com as consequências da falta de água, principalmente em continentes como África, Ásia e América do Sul.

A escassez de água mundial é agravada devido a desigualdade social e da falta de manuseamento e usos sustentáveis dos recursos naturais. A Warka Tower, desenhada pelo estúdio Architecture and Vision, surge como um método alternativo para minimizar as condições de certas comunidades face a esta situação.

Warka Tower. Fonte aqui

Warka Tower, é uma estrutura que serve como fonte alternativa de água para populações rurais que encontram dificuldades na obtenção deste liquido. O projecto foi desenvolvido de forma a ajudar comunidades isoladas, onde não existem infraestruturas que possam facilitar o acesso a água para estas populações.

O nome ‘Warka’ provém de uma figueira gigante nativa da Etiópia, denominada ‘Warka Tree’. Tal como a árvore, Warka Tower foi desenhada com o intuito de ser um elemento da paisagem local, tornando-se parte do ecossistema e da cultura.


Warka Tower, conceito. Fonte aqui

O projecto busca inspiração nas plantas e insectos naturais, que têm a capacidade de armazenar e recolher água do ar; no artesanato local; nas técnicas de construção vernacular e tradições antigas esquecidas.

A estrutura com cerca de 12 metros de altura, pode ser montada e instalada sem a necessidade de uma mão de obra especializada, com materiais 100% recicláveis, e tem como objectivo produzir água a partir do ar.

Materiais para a construção da Warka Tower. Fonte aqui

O ar contém sempre uma certa quantidade de vapor de água, independentemente das temperaturas ambiente locais e condições de humidade. Isso possibilita a produção de água do ar em quase qualquer lugar do mundo.” – Warka Water Inc

Revestimento interno de plástico reciclado. Fonte aqui

A capacidade de recolha de água depende das condições meteorológicas de cada local. Locais com taxas altas de humidade são os melhores para a instalação da Wark Tower.

Recipiente para a água condensada. Fonte aqui

Deixar uma resposta

Navegar