Lubango Centre: Promontório

Arquitecto(s): Promontório
Localização: Lubango, Angola
Ano: 2016
Área: 5.800 m2
Valor de Construção: 5.500.000€
Equipa: Paulo Martins Barata, João Luís Ferreira, Paulo Perloiro, Pedro Appleton e João Perloiro
Estado: Construção concluída em 2016


Iniciado em Lisboa em 1990, por 5 arquitectos, como um estúdio experimental, os Promontório são agora um atelier de arquitectura, urbanismo, paisagismo, design de interiores e gráfico com projectos espalhados pelo mundo, incluindo Angola, Cabo Verde, Egipto e Moçambique. A actual equipa de 70 profissionais, inclui arquitectos, urbanistas, paisagistas, designers.

Vista geral do local de implantação © Fernando Guerra | FG+SG

O Lubango Centre, edifício de uso misto, é mais recente obra do atelier em Angola. Deixamos aqui um trecho da descrição do projecto, pelos autores:

O edifício de 9 andares é composto por residenciais, escritórios e lojas, servidos por um estacionamento subterrâneo comum. A partir de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, um programa de uso misto permite não apenas espalhar o risco financeiro, mas principalmente impedir a concentração de sistemas monofuncionais em um tecido urbano inevitavelmente frágil. Assim, um único edifício é capaz de incorporar as três principais esferas funcionais da vida urbana – habitação, escritórios e comércio -, devido à sua contínua habitação ao longo do dia.

Vista exterior do Lubango Centre © Fernando Guerra | FG+SG
Vista exterior do Lubango Centre – Materialidade © Fernando Guerra | FG+SG
Interior do Lubango Centre © Fernando Guerra | FG+SG
Interior do Lubango Centre © Fernando Guerra | FG+SG
Interior do Lubango Centre © Fernando Guerra | FG+SG
Interior do Lubango Centre © Fernando Guerra | FG+SG
Interior Lubanbo Centre © Fernando Guerra | FG+SG

No piso térreo, uma galeria de varejo coberta e naturalmente ventilada gera um novo espaço, permitindo acesso direto às fachadas das lojas, aos lobbies de apartamentos e escritórios e a um pequeno terraço no café da propriedade. Acima do nível do solo existem, respectivamente, 4 níveis de escritórios, 3 níveis de apartamentos térreos e, nos últimos 2 níveis, unidades duplex, incluindo variantes de estúdios de altura dupla para unidades de 3 quartos. O terraço da cobertura acomoda depósitos, serviços de lavanderia e áreas técnicas. O conceito de construção é baseado em um princípio de robustez que deve permitir que este edifício sólido e simples garanta conforto, durabilidade e baixa manutenção.

Vista exterior do Lubango Centre © Fernando Guerra | FG+SG

O módulo de varandas rebaixadas proporciona o sombreamento natural resultante de sua profundidade, além de um compartimento técnico de fachada acessível e ventilado. A espessura resultante das paredes de alvenaria sólidas é interrompida por lajes de concreto, que funcionam como um lintel contínuo. Essa expressão tectônica é reforçada pela materialidade da obra de alvenaria colocada nos cursos de “soldier-andstretcher”, evocativa das ricas texturas e cores da taipa e da cerâmica africanas.

Vista exterior Lubango Centre © Fernando Guerra | FG+SG

Esperança para a África. Com isto em mente, é particularmente gratificante ver a qualidade e a equanimidade com as quais foi possível desenvolver um belo edifício de classe média no interior africano. Construído por um empreiteiro local, o projecto foi respeitado em substância, apesar das pequenas visitas de levantamento de locais.

Planta 1 © Promontório
Planta 2 © Promontório
Planta 3 © Promontório
Planta 4 © Promontório
Planta 4 © Promontório
Alçado frontal © Promontório
Alçado posterior © Promontório
Corte 1 © Promontório
Corte 2 © Promontório

Deixar uma resposta

Navegar