União Africana de Arquitectos: XII Congresso

Formada em 1981 pelo antigo presidente da Nigéria, Alhaji Shehu Shagari, a União Africana de Arquitectos tenciona unir todos os arquitectos do continente, incentivando a institucionalização de cada organização nacional. Assim, irá permitir que os arquitectos africanos tenham uma expressão colectiva sobre todas as questões relacionadas com arquitectura e urbanismo. Iniciada com apenas 23 delegações nacionais, hoje, conta com 42 organizações, que representam cerca de 66  mil arquitectos do continente.

Este ano, de 25 a 29 de Junho, realiza-se o 12º Congresso da União Africana de Arquitectos, nas Ilhas Maurícias, um dos membros fundadores, onde se perspectiva abordar temas relacionados com os desafios urbanos e arquitectónicos do continente como: a necessidade de aumentar o acesso à habitação, sendo que se prevê que a população de África irá duplicar até 2050 para cerca de 2,4 bilhões de pessoas e que estas irão viver em áreas urbanas; Debater os possíveis caminhos a seguir, estabelecendo uma linha de pensamento estratégico, para o planeamento e implementação de políticas que permitam este crescimento.

Port Louis, Ilhas Maurícia. Fonte aqui.

Outros temas abordados serão: a Pesquisa e Desenvolvimento; Conciliação de tendências emergentes com técnicas tradicionais de construção; Apoio às indústrias criativas e startups; Oportunidades de investimento e mecanismos, explorando modelos de parceria económica e demonstrando a força do hub financeiro das Ilhas Maurícias; Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em Cidades e Comunidades; Fortalecer as identidades locais e incentivar a conservação do património, explorando estratégias de energia renovável; Capacitação de africanos pela expertise adquirida em todo o continente, partilha de conhecimento e reforço da formação e educação.

Flyer congresso AUA 2018. © AUA

O evento contará com um vasto quadro de oradores renomados no mundo da arquitectura e urbanismo, incluindo Kate Otten (África do Sul), Kunlé Adeyemi (Nigéria), Christian Benimana (Ruanda) e Wided Bouchammaoui (Tunísia).

Para mais informações e registo aceda aqui ao site oficial do congresso.

Deixar uma resposta

Navegar