Arquitecto(s): Toshiko Mori Architect
Localização: Sinthian, Senegal
Ano: 2015 Programa: Cultural/Social
Área: 1.048 m2
Equipa: Jordan MacTavish
Estado: Construído.

Localizado numa comunidade composta por 12 etnias distintas, em Sinthian, Senegal (próximo da fronteira com o Mali), o centro cultural comunitário projectado pelo atelier Toshiko Mori Architect oferece à comunidade vários espaços destinados a acontecimentos colectivos sociais e/ou culturais. O edifício foi construído como parte de um conjunto que conta com clínicas, jardim de infância e uma escola de agricultura. O projecto inclui uma sala de apresentações, sala de reuniões, e uma residência destinada aos artistas visitantes.

O atelier optou por usar materiais e mão-de-obra locais, bem como técnicas de construção artesanais, com a estrutura principal do edifício feita principalmente por bambu de grande dimensão e blocos de adobe. As condições geográficas do local foram também tidas em consideração para aquilo que é a forma e implantação do edifício, de modo a optimizar a sua ventilação natural. O edifício oferece aos seus usuários um amplo espaço exterior, sombreado e em galeria, à volta de dois grandes pátios centrais.

Visualmente, embora enquadrado com o contexto, o centro cultural impõe-se na paisagem graças a sua cobertura orgânica, que dança por cima do corpo do edifício. A cobertura desenha uma série de pátios e espaços sombreados, e marca também os limites do edifício, principalmente nos acessos, além de servir também para a recolha das águas pluviais, que são depois armazenadas em cisternas.













