Mercado da Quibala: Michelle Vasconcelos

Arquitecto(s):  Michelle Vasconcelos
Localização: Quibala, Kwanza Sul, Angola
Ano:
 2014
Programa: Mercado
Estado: Construído


Em 2014 foi concluída a construção do mercado da Quibala, resultante da montagem de um sistema modular pré-fabricado, proveniente de Espanha. O sistema construtivo foi definido e pensado para permitir a flexibilidade dos espaços criados, podendo ser transformado, adaptado e aumentado posteriormente, ajustando-se assim às necessidades do mercado e dos seus utilizadores.

Vista geral do Mercado. Fonte aqui.
Sistema modular do Mercado. Fonte aqui.

Segue a breve descrição do projecto por parte da equipa dos arquitectos responsáveis:

Um mercado público construído com um sistema modular de fácil montagem, enviado de Espanha para Angola em contentores marítimos: 1.800 metros quadrados de armazéns transportados em 30 metros quadrados de um contentor. A coberta de chapa ondulada deixa espaço para aberturas de policarbonato translúcido, por onde penetra a luz que ilumina os interiores. A fachada formada por lâminas de cor facilitam a ventilação e imprimem ao edifício um carater cromático de fortes reminicências locais, o que ajuda a população local – na sua maioria analfabeta – a reconhecer as zonas de venda.”

Mercado. Fonte aqui.
Interior do Mercado. Fonte aqui.
Interior Mercado. Fonte aqui.
Cortes. Fonte aqui.
Pormenores. Fonte aqui.
Planta. Fonte aqui.

4 Comentários

  1. Boa tarde! Tenho uma dúvida. Gostaria de saber se este local da foto é o CLOD – Centro de Logística e Distribuição de Quibala. Agradeço pela atenção!

Deixar uma resposta

Navegar