Casas na Praia do Estoril: José Adrião

Arquitecto(s): José Adrião
Localização: Praia do Estoril, Boavista, Cabo Verde
Ano: 2012
Cliente: Privado
Programa: Residência
Área: 2300 m²
Estado: 1ª Fase Construída


O projecto “Casas na Praia do Estoril”, projectado pelo arquitecto português José Adrião, consiste em moradias que se situam na Praia do Estoril, na ilha da Boavista em Cabo Verde e desfrutam de uma localização privilegiada devido à proximidade em relação ao centro da cidade e ao contacto directo com o magnífico areal e as dunas da Praia do Estoril.

Fotografia Aérea, JAA. © Nuno Almendra
Casas na Praia do Estoril, JAA © Nuno Almendra

A primeira fase do empreendimento é constituída por 18 moradias que funcionam como um pequeno núcleo habitacional e estão inseridas num sistema de azinhagas que liga as casas diretamente à promenade marítima de Sal Rei e à praia.

Casas na Praia do Estoril, JAA © Nuno Almendra
Casas na Praia do Estoril, JAA © Nuno Almendra

As moradias de diferentes tipologias, de dois e três quartos, têm as características de casa-pátio. Os pátios estão envoltos em muros que simultaneamente criam um ambiente íntimo privado no seu interior e funcionam como protecção em relação aos ventos e às areias da praia.

Vista Interior do Pátio, JAA © Nuno Almendra
Vista Interior do Pátio, JAA © Nuno Almendra
Vista da Zona Social e do Pátio, JAA © Nuno Almendra

As moradias têm dois pisos. O inferior é destinado às áreas comuns, de sala e cozinha num espaço amplo. As salas, em função da tipologia, abrem-se directamente para um ou dois alpendres, criando uma relação franca ente o interior e o exterior da casa. O sistema de caixilharia e o grande vão permite uma abertura quase total de modo a reforçar esta relação. O alpendre em toda a extensão da casa é uma zona de sombra e de estadia e protege o seu interior da insolação directa dos raios solares e da chuva ocasional.

O piso superior corresponde à zona privada da casa com os quartos e instalações sanitárias que se abrem directamente para uma varanda, protegida do sol directo, a partir da qual se tem uma relação com a envolvente e o mar.

O pátio principal da casa tem um espaço ajardinado com plantas autóctenes, de baixa manutenção e uma piscina. Os acabamentos das casas são simples e de grande informalidade. Os pavimentos são em betonilha, as paredes e os tectos são rebocados e pintados de branco e as caixilharias são de alumínio lacado de branco mate. Todo o sistema construtivo foi pensado de modo a criar um ambiente descontraído e relaxado característico de uma casa de praia.

Planta esquemática das tipologias, JAA. Fonte aqui.
Planta do piso térreo, JAA. Fonte aqui.
Planta do piso 1, JAA. Fonte aqui.
Fachada, JAA. Fonte aqui.
Corte transversal, JAA. Fonte aqui.

Deixar uma resposta

Navegar