Personalidades do Ano 2017: Paula Nascimento nomeada para a categoria “Cultura”

A arquitecta Paula Nascimento foi nomeada para a categoria “Personalidade do Ano na Cultura”, para os Prémios Personalidades do Ano 2017 do Novo Jornal. Além da arquitecta, estão também nomeados para a mesma categoria a Comissão Nacional de Mbanza Congo e o escritor José Eduardo Agualusa. As votações estão abertas desde o passado dia 27 de Abril, e encerram no próximo dia 31 de Maio. As nomeações foram determinadas por um júri constituído por nomes como Carlos Rosado de Carvalho, Luísa Rogério, Irene Guerra Marques, Isaac Paxe, entre outros, em cinco categorias distintas; Política, Sociedades, Economia, Cultura e Desporto.

A arquitecta Paula Nascimento. Fonte aqui

Esta nomeação representa mais um momento importante para a classe, pois demonstra o reconhecimento que os profissionais da arquitectura começam a ter/têm na sociedade, principalmente na categoria em que está nomeada, e com as entidades com quem concorre. Até muito pouco tempo atrás, a arquitectura era vista como uma profissão muito técnica, como que uma extensão da engenharia civil, e o facto da arquitecta Paula Nascimento ter sido nomeada para a categoria “Cultura”, demonstra que já existe uma mudança, embora que ténue, na maneira como a sociedade olha para os arquitectos, sendo já reconhecidos por muitos como agentes culturais/intelectuais e não simplesmente como “técnicos”, sem qualquer desprimor para a classe técnica.

Os vencedores serão depois anunciados numa gala com data a ser divulgada pela organização do evento. Segue o link para votação e para o regulamento.

Deixar uma resposta

Navegar