Terra Lodge Hotel: Ramos Castellano Architects

Arquitecto(s): Ramos Castellano Architects
Localização: Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
Ano: 2017
Cliente: Privado
Programa: Hotel
Área: 600,00 m²
Estado: Construído


Localizado em Mindelo, na Ilha de São Vicente, Cabo Verde, o Terra Logde Hotel, conta com 600,00 m² de alojamento temporário que na sua geometria e forma como foi projectado pretende estar em continuidade com a sua envolvente, destacando-se apenas, arrojadamente, pela escolha dos materiais, procurando aproximar-se ao máximo à realidade da insuficiência e indisponibilidade de materiais da cidade.

O texto que se segue corresponde à tradução descritiva do projecto Terra Lodge Hotel da autoria de Ramos Castellano Architects em Cabo Verde, na ilha de São Vicente:

Cabo Verde é um país isolado localizado ao largo da costa da África Ocidental. Em São Vicente, uma das dez ilhas, foi onde o atelier Ramos Castellano Architects projectou um complexo hoteleiro para um guia de trekking francês. O cliente adquiriu uma antiga casa colonial nos arredores do centro da cidade e pediu aos arquitectos que desenvolvessem um hotel para turistas que desejam explorar a ilha vizinha de Santo Antão, usando a propriedade histórica como ponto de partida.

Fachada do conjunto © Sergio Pirrone
Vista superior © Sergio Pirrone

Utilizando a mesma filosofia de implantação dos edifícios circundantes, a Ramos Castellano Architects adaptou as unidades separadas do complexo ao terreno existente. Projectado em resposta ao caminho do sol ao longo do dia, cada bloco está orientado para vislumbrar uma paisagem diferente da ilha – da cidade à baía. O edifício do pequeno-almoço está posicionado de modo a proteger o local dos ventos fortes que sopram do deserto do Saara. Todos os quartos do Terra Lodge Hotel usufruem de estratégias de climatização passiva, como ventilação cruzada.

Terra Lodge Hotel © Sergio Pirrone

Como a ilha tem falta de materiais e recursos, os arquitectos procuraram simplificar o design tanto quanto possível. Do chão ao mobiliário, muitos dos elementos que compõem o esquema são feitos à mão e criados pela população local. A madeira foi usada para as varandas das casas, enquanto a massa de cal foi usada para revestir as estruturas brancas do hotel.

Pormenor da fachada © Sergio Pirrone
Pormenor da fachada © Sergio Pirrone
Interior Terra Lodge Hotel  © Sergio Pirrone
Pormenor interior Terra Lodge Hotel  © Sergio Pirrone
Interior Terra Lodge Hotel  © Sergio Pirrone

Do ponto de vista ambiental, os telhados apresentam painéis fotovoltaicos, enquanto a água é reutilizada no local para irrigação. Em todo o projecto está presente o uso de materiais reciclados. Enquanto os edifícios circundantes contêm 12 quartos de hotel e uma suíte, a casa colonial agora contém as instalações da agência de turismo do cliente. A sua cobertura é acessível onde os hóspedes tomam o pequeno-almoço e desfrutam da vista para a baía.

Vista geral Terra Lodge Hotel © Sergio Pirrone
Terra Lodge Hotel © Sergio Pirrone
Terra Lodge Hotel © Sergio Pirrone
Terra Lodge Hotel © Sergio Pirrone
Terra Lodge Hotel © Sergio Pirrone
Terra Lodge Hotel © Sergio Pirrone
Terra Lodge Hotel © Sergio Pirrone
Terra Lodge Hotel © Sergio Pirrone
Alçado © Ramos Castellano Architects
Corte 1 © Ramos Castellano Architects
Corte 2 © Ramos Castellano Architects
Corte 3 © Ramos Castellano Architects
Corte 4 © Ramos Castellano Architects
Corte 5 © Ramos Castellano Architects
Corte 6 © Ramos Castellano Architects
Corte 7 © Ramos Castellano Architects
Corte 8 © Ramos Castellano Architects
Planta 1 © Ramos Castellano Architects
Planta 2 © Ramos Castellano Architects
Planta 3 © Ramos Castellano Architects
Planta 4 © Ramos Castellano Architects

Deixar uma resposta

Navegar