Foram anunciados no passado dia 20 de Maio do corrente ano, os vencedores do Concurso Internacional de Ideias Kaira Looro “Centro Cultural em Sédhiou, Senegal“. O concurso teve início no dia 15 de Janeiro, sendo o dia 25 de Abril de 2018 a data final para a entrega de projectos. O júri indicou 25 projectos premiados: 1º, 2º e 3º classificados (Prize); 2 menções honrosas nomeadas por Kengo Kuma; 5 menções e 15 finalistas.
O concurso teve como principal objectivo a concepção de uma arquitectura simbólica para a preservação das culturas da região Sédhiou, Senegal, que pudesse manter o equilíbrio cultural e ambiental da região, e o melhoramento das condições precárias desta comunidade.
O corpo de jurado contou com 13 profissionais, arquitectos na sua maioria, de entre eles: Kengo Kuma, Azzurra Muzzonigro, Rainer Kasik, Giuseppe Mazzaglia, Rene Bouman, Ignazio Lutri, Pilar Diez Rodriguez, entre outros. O primeiro classificado ficou de receber 2500€ e direito a um estágio no escritório Kengo Kuma Associates, em Tóquio, com a possibilidade da construção do projecto e publicação em várias plataformas de arquitectura.
Nos próximos dias, iremos publicar uma série de artigos com os projectos premiados do concurso. Segue a lista dos projectos da categoria “Menção“, segundo a página oficial do concurso:
Equipa: ASOCHIALY320, Itália.
Projecto por: Tommaso Secchi, Dario Ruberti, Francesco Bonanomi e Marta Catillo.
Equipa: ICODEZICO714, México.
Projecto por: Federico Hernández Barrón e Gabriel Alejandro Madrigal Betancourt.
Equipa: ICKANOICO156, México.
Projecto por: Erick Serrano e Mónica Morales.
Equipa: NBOENGINA123, China.
Projecto por: Fanbo Zeng, Hongliang Pan, Nan Jiang e Jianhua Lei.
Equipa: RDONZIALY458, Itália.
Projecto por: Riccardo Renzi, Elena Ceccarelli e Anna Dorigoni.