Programa: Centro Comunitário/ Educacional/Espaço Público

Localizado num terreno de um hectare no distrito de Kayonza, no leste de Ruanda, o Centro de Oportunidades para Mulheres está a dinamizar a economia agrícola de subsistência de uma pequena comunidade através do empoderamento feminino. Os residentes da comunidade, a maioria sobreviventes da guerra, deslocam-se diariamente à pé para as aulas e eventos diurnos do centro onde aprendem actividades que geram alguma receita como a criação de animais e técnicas de processamento que podem sustentar as cooperativas de alimentos. Frequentam as aulas do centro aproximadamente 300 mulheres.



O projecto tem uma organização semelhante à de uma aldeia vernacular ruandesa, dividida em 17 pavilhões de escala humana, cujos agrupamentos geram alguma familiaridade entre a comunidade e os ocupantes. Erguidos em tijolo de barro, os edifícios convergem para uma praça convidativa, acessível ao público, onde os estudantes vendem alimentos, tecidos, cestas e outros produtos feitos no local. A água potável é recolhida dos telhados ondulados dos pavilhões, enquanto a vegetação plantada em duas das estruturas proporciona aos seus interiores um isolamento extra.


A instalação foi projectada em colaboração com a organização humanitária Women for Women International e, como tal, representa um papel mais expansivo para os arquitectos. Em particular, a concepção do Centro de Oportunidades para Mulheres leva em consideração a equidade social, integrando o treinamento profissional no esquema. Os futuros alunos são responsáveis pela fabricação dos tijolos dos pavilhões e usam para este efeito argila extraída de locais próximos, bem como um método de prensagem manual adaptado das técnicas de construção locais. A administração de construção prática também melhorou as habilidades dos trabalhadores.





