Bastonário da Ordem dos Arquitectos eleito Presidente da União Africana de Arquitectos

A Ordem dos Arquitectos de Angola, comunicou aos seus membros esta semana que na passada sexta-feira, dia 29 de Junho, o Bastonário da instituição, arquitecto Victor Leonel, foi eleito para o cargo de Presidente da União Africana de Arquitectos.

Arquitecto Victor Leonel. Fonte aqui.

A eleição aconteceu durante a realização do 12º Congresso da União Africana de Arquitectos, nas Ilhas Maurícias, onde se abordaram vários temas relacionados com os desafios urbanos e arquitectónicos do continente, estabelecendo uma linha de pensamento estratégico, para o planeamento e implementação de políticas que permitam o crescimento urbano.

Flyer congresso AUA 2018. © AUA

A eleição contou com a participação de 42 membros, de 29 países, e Angola arrecadou 46 dos 57 votos possíveis, tendo sido atribuídos 11 votos à arquitecta Hoda Asmary, do Egipto, tornando o arquitecto Victor Leonel no 9º Presidente da União Africana de Arquitectos, cargo que ocupará por 3 anos. É também a primeira vez que Angola ocupa o cargo, desde a sua filiação em 2007.

A AUA foi formada em 1981 pelo antigo presidente da Nigéria, Alhaji Shehu Shagari, e tem como principal objectivo unir todos os arquitectos do continente, incentivando a institucionalização de cada organização nacional, permitindo que os arquitectos africanos tenham uma expressão colectiva sobre todas as questões relacionadas com arquitectura e urbanismo. Iniciou com apenas 23 delegações nacionais, mas conta, actualmente, com 42 organizações, que representam cerca de 66 mil arquitectos do continente.

A equipa do The Sanzala, desta forma, gostaria de felicitar o Bastonário Victor Leonel pela eleição, acreditando que poderá ser uma conquista importante para todo o universo da Arquitectura em Angola.

2 Comentários

  1. É uma boa página, onde jovens arquitectos como eu podem saber mais do que esta acontecer no mundo arquitectónico. e de parabenizar o Arq. Leonel pela eleição.

Deixar uma resposta

Navegar