PIXA: Hermann Kamte & Associates

Arquitecto(s): Hermann Kamte & Associados
Ano: 2017
Estado: Proposta – Entrada na competição “Sunbrella: The Future Of Shade


Esta é uma competição anual realizada pela Sunbrella® e pela Architizer, intitulada “The Future of Shade”  e que desafia os arquitectos e designers a explorar as potencialidades do tecido na sombra e no design dos edifícios. O concurso foi ganho pelo Hermann Kamte & Associates, atelier com sede em Yaoundé, nos Camarões.

Segue a tradução livre do texto do autor.

Vista da estrutura. Fonte aqui.

“A emoção é a arma mais poderosa da arquitetura e o segredo dos grandes projetos”

A PIXA é uma ferramenta ou estrutura flexível e modular que pode ser facilmente montada para criar uma estrutura pequena, grande e maior por replicação usando uma única unidade. O espaço interior da estrutura de aço é definido por dois elementos naturais abstractos “luz e sombras”.

Ambiente no interior da estrutura. Fonte aqui.

O design é uma experiência de comportamento leve no espaço. O tecido orgânico Sunbrella Pixa é o resultado da sobrerposição entre um tecido comum rasgado translúcido e opaco.

O tecido modular Pixa é a cobertura da estrutura de aço reciclado. Não só usado como capa, o tecido também define a disposição espacial de cada módulo, é a flexibilidade e a plasticidade do design proposto.

Vista interior da estrutura. Fonte aqui.

A estrutura de aço leve faz a fronteira entre espaços internos e externos, criando espaços semi-abertos e semi-fechados, enquanto a luz do filtro reforça a presença da sombra orgânica no solo.

O sistema de módulos triangulares foi escolhido devido à sua flexibilidade e plasticidade. Desta forma, a configuração proposta enfatiza a pluralidade  o módulo. A sua matriz é um exemplo claro do leque de possibilidades que o módulo  pode atingir.

Vista aérea da estrutura. Fonte aqui.

À noite, o tecido colorido opaco dá destaque à estrutura, destacando-se devido à sua iluminação que é assegurada pela iluminação LED interligada através de tubos de aço para projectar e destacar o espaço ocupado.

Diagrama de usos da estrutura. Fonte aqui.
Diagrama do tecido da cobertura da estrutura . Fonte aqui.
Diagrama da forma da estrutura. Fonte aqui.
Diagrama da módulo que compõe a estrutura. Fonte aqui.
Estudo de reprodução da matriz. Fonte aqui.

Deixar uma resposta

Navegar