Escola Thionck-Essyl: DAW Arquitectos

Arquitecto(s): DAW Arquitectos
Localização: Thionck Essyl, Ziguinchor, Senegal
Ano: 2016-2018
Área: 2 hectares


A Escola Thionck-Essyl é um projecto do DAW Arquitectos, com 2 hectares e que procura dar respostas às actuais necessidades educacionais da comunidade de Thionck Essyl, em Ziguinchor no Senegal, dando-lhes as bases educacionais  e ensinando-lhes um oficio para que possam ser auto-suficientes.

Escola Thionck-Essyl. ©

ARQUITETURA DO PROJECTO

FUNÇÃO E SIMBOLISMO – Sentado em um local de propriedade pública de 2 hectares, perto do rio Casamança que passa ao sul de Thionck-Essyl, e na presença dos grandes e majestosos baobás e enormes mangais em seu entorno imediato, a escola é composta por um conjunto de unidades (“awlas” na língua do projecto) e espaços para conhecer e jogar. (Ver planta).

O design da unidade é heterónimo, derretendo para o seu entorno e remetendo-nos à Catalunha com os cabos de energia de cabeça para baixo de Gaudí. É um conceito que lembra as linhas e formas do famoso designer, mas também é o cenário tradicional da área. Assim, é incorporado ao quotidiano local, abraçando a sensualidade, fluidez e natureza evolutiva da região na curvatura do edifício. A abóbada é construída sobre uma fundação de blocos de terra comprimidos que foram feitos no local ou nas proximidades.

Vista da Escola Thionck-Essyl
Escola Thionck-Essyl em construção

Reunindo materiais locais de primeira qualidade, métodos construtivos tradicionais e técnicas de construção contemporâneas, conseguimos um tipo de arquitectura eficiente e sustentável.

A escola possui variedade, suavidade e força simultaneamente. Qualidade e bom design foram o ponto de partida para esta proposta arquitectónica.

Do ponto de vista simbólico, o espaço sugere uma preferência por uniformidade, comunicação e valores colectivos. Consideração, aprendizado, partilha, apreciação, conversação e construção juntos serão os valores fundamentais promovidos pelo projecto.

Detalhe do encontro das abóbadas que compõem a Escola Thionck-Essyl
Detalhes de construção da Escola Thionck-Essyl

AS QUATRO FORÇAS

Nós não estamos a fazer isto pela Thionck-Essyl, estamos a fazê-lo com a Thionck-Essyl.

A escola representa o futuro de milhares de crianças que serão educadas nas próximas décadas. Queremos permitir-lhes o acesso a uma vida decente.

Estamos activamente à procura de uma economia colaborativa e co-eficiente, trabalhando juntos para alcançar o desenvolvimento e defender tanto os direitos das crianças quanto os direitos humanos.
O projecto é orientado pela qualidade, acima e além de qualquer apelo à caridade.

Vista de um dos núcleos Escola Thionck-Essyl
Trabalhadores no topo da cobertura de um dos núcleos da Escola Thionck-Essyl

IMPACTO NA COMUNIDADE

ENTRE 2016 e 2018 – Ao longo dos três anos do projecto este contou com duas fases, um total estimado de 164 pessoas da comunidade terá sido directamente envolvido na construção do edifício da escola. Isso mostra o impulso e a conquista de diferentes partes e revela a variedade de serviços auxiliares fornecidos, como o ensino e o treinamento no trabalho.

Tanto a remuneração do trabalho realizado quanto a aquisição de ferramentas e materiais de construção fornecidos por empresas familiares locais são benéficos para a economia local da região.

As famílias locais que receberam os nossos voluntários receberam um pagamento directamente da prefeitura para cobrir os custos do seu alojamento.

Envolvimento da população na construção Escola Thionck-Essyl
Envolvimento da população na construção Escola Thionck-Essyl

FUTURO – Com o objectivo de ajudar os filhos de Thionck-Essyl a permanecerem nos locais e melhorarem a situação financeira de suas famílias, os recursos educacionais permanecerão na comunidade e impulsionarão os negócios locais.

A escola gera um mínimo de 30 novos empregos de professores para assistentes.

A nova escola é uma facilidade criada tanto para aquisição de conhecimento como para educar as crianças, mas ao mesmo tempo, sem dúvida, fornece um espaço onde toda a comunidade pode se encontrar e se socializar.

Envolvimento da população na construção Escola Thionck-Essyl
Envolvimento da população na construção Escola Thionck-Essyl

AS FIGURAS

O nosso lema “Construindo Futuros” também destaca implicitamente o financiamento do projecto, uma parte indispensável do entendimento que temos de tirar da experiência de construção por meios alternativos (materiais, procedimentos, recursos humanos, fontes financeiras).

Uma análise do custo por fase está disponível no relatório de transparência publicado em www.foundawtion.org.

Tendo concluído e já financiado a fase 0 com a abertura da primeira unidade (protótipo) em Junho de 2016, a organização está actualmente a angariar fundos para cobrir o restante do projecto, que prometemos entregar à comunidade Thionck-Essyl para Outubro de 2018 .

A qualquer momento, todas essas informações estarão disponíveis para qualquer pessoa, legal ou não, que, ao participar do projecto, deseje consultar as contas, bem como qualquer outra informação que possa solicitar “ad personam”.

Crianças em cima da cobertura da Escola Thionck-Essyl

SOBRE A FUNDAÇÃO

Daw office é um estúdio de arquitectura jovem e dinâmico, totalmente imerso no mais importante discurso profissional da nossa época (“arquitectura para quem e para quê”) e nas mudanças culturais que estão acontecendo dentro da profissão que estão se movendo em direcção a uma economia colaborativa, sustentabilidade e eco-eficiência.

A fim de analisar essas questões e equipar-se com as ferramentas necessárias para lidar com elas, a Daw criou o Foundawtion em 2015. A Foundawtion é uma organização sem fins lucrativos, dirigida para inspirar e realizar projectos que atendam às necessidades arquitectónicas decorrentes de problemas reais. pessoas, comunidades e áreas urbanas de regiões economicamente desfavorecidas enfrentam, a fim de contribuir para a sua transformação e desenvolvimento social.

Crianças numa aula na Escola Thionck-Essyl

FUTUROS DE CONSTRUÇÃO

“Construir futuros” é a expressão de um desejo do grupo de produzir um resultado positivo através de uma experiência de aprendizagem colectiva, multifatorial e multidimensional. Isso é cimentado no edifício da escola em África, mas também se refere à vida real de todos os protagonistas, protectores e apoiantes do projecto. Também escapa à ideia arquetípica de plantar e semear para o futuro.

“Construir futuros” é também um sinal e um cenário que exige colaboração para uma das causas mais nobres em que o humanismo se baseia: transmitir conhecimento, compartilhar valores e ensinar por eles.

Vista geral da Escola Thionck-Essyl
Planta Escola Thionck-Essyl
Detalhes da Escola Thionck-Essyl

 

Deixar uma resposta

Navegar