O Jardim do Éden: Mesura

Arquitecto: MESURA
Localização: Kabrousse, Senegal
Ano: 2014
Cliente: Fundação SOS Senegal
Programa: Vários
Estado: Em construção


Localizado em Kabrousse, no Senegal, “O jardim do Éden” é um projecto para a Fundação SOS Senegal, que pretende criar um complexo para turismo solidário, que contribua para o desenvolvimento  da população com o comércio de produtos, e aonde os turistas se podem aproximar da realidade do país e participar nos projectos que são levados a cabo pela instituição.

Simulação 3D da vista exterior, Mesura. Fonte aqui.

O texto que se segue corresponde à tradução descritiva do projecto  “O jardim do Éden” da autoria de MESURA, em Kabrousse, no Senegal.

A Fundação SOS Universal Children´s Day apresenta o seu novo projecto solidário “O Jardim do Éden”. Um complexo solidário localizado na cidade de Kabrousse, Região de Casamance, no sul do Senegal. Os responsáveis pelo projecto são o Atelier de Arquitectura Mesura, composto por uma equipe multidisciplinar sólida de profissionais de todas as áreas da arquitectura, construção e design, que queriam estar envolvidos no projecto desde a sua criação, projectando o que será, no futuro, um complexo solidário que abrigará vários projectos sociais em si, além de oito cabines para voluntários que queiram visitar a região e colaborar nos projectos da Fundação SOS.

“O Jardim do Éden” nasce do desejo de promover uma forma de viajar baseada no respeito dos viajantes pelas pessoas e lugares que visitam, através de uma abordagem mais profunda da realidade do país e de um intercâmbio cultural positivo entre ambas as partes. Além de contribuir para o desenvolvimento económico da área com hospedagem em locais administrados pela comunidade, consumindo produtos de comércio justo, visitando e colaborando em projectos solidários realizados lá.

O Jardim do Éden será composto por vários projetos solidários:

  • Dispensário e Centro de Saúde:

    Com o dispensário de funcionamento e um regime de consulta diária com um técnico de saúde, o objectivo é prevenir e tratar a desnutrição da população, os síndromes, malária, doenças infecciosas em geral, como o HIV, entre outras. Pretende-se consciencializar a população através de palestras e Workshops,realizadas na aldeia e nos arredores em relação aos cuidados higiénicos e sanitários adequados, para que as pessoas adquiram uma cultura de prevenção e atenção à saúde.

  • Oficina de Costura e Loja:

    Construção de oficinas onde as mulheres jovens podem aprender um oficio e desenvolvê-lo. Propõe um caminho para a inserção profissional de mulheres jovens com dois anos de formação e especialização técnica, onde as mulheres jovens irão adquirir os hábitos de trabalho profissional e salarial que são necessários para competir no mercado de trabalho. Além disso, essa cooperativa deve operar como um negócio autossustentável, graças à comercialização de produtos na loja Camp, facilitando a sua inserção laboral.

  • Alojamento:

    Ao longo do ano, trabalhadores do desenvolvimento, voluntários e amigos do Dia Universal da Criança da Fundação SOS, assim como outras entidades, poderão permanecer no complexo solidário. Tudo o que é coletado do alojamento será usado para financiar e fornecer os projetos que fazem parte do acampamento (centro de saúde, oficina / loja, materiais da oficina, etc.) e para ajudar a financiar outros projetos na área. Os visitantes podem, se desejarem, realizar diferentes oficinas para a população local nas diferentes áreas do acampamento Jardim do Éden.

Simulação 3D da vista exterior noturna, Mesura. Fonte aqui.

O complexo solidário projetado pelo atelier MESURA foi criado a partir de três parâmetros: materiais locais, estratégias de construção sustentável, volumetria integrada no meio ambiente.
Materiais locais: após um estudo aprofundado do entorno e seus materiais, decidiu-se usar materiais locais (o conceito de sustentabilidade básica), mas dando-lhes um tratamento abstrato diferente daquele tradicionalmente usado na área.

Estratégias de construção sustentável; Existem três principais sistemas arquitectónicos aplicados:

  • Por um lado, temos o plinto: o elemento que distribui o local, o encerra, resolve problemas técnicos como humidade e gera pedestais.

  • O telhado: resolve os principais problemas climáticos do lugar, o sol, o calor e as chuvas. É tratado como o elemento principal e sua geometria e materialidade darão textura e forma ao complexo.

  • Finalmente, há as paredes: a parede como elemento de distribuição do espaço e os pilares como elemento estrutural. As paredes também proporcionarão intimidade e inércia climática.

Perspectiva do conjunto, Mesura. Fonte aqui.
Planta geral do conjunto, Mesura. Fonte aqui.

 

 

Deixar uma resposta

Navegar