Escola Mwabwindo: Selldorf Architects

Arquitecto(s): Selldorf Architects
Localização: Mwabwindo, Zâmbia
Ano: 2015-2018
Prémios: Panerai Design Miami / Visionary Award 2017


A Escola Mwabwindo é um projecto feito pelo atelier Selldorf Architects, na Zâmbia. O projecto foi galardoado com o prémio Panerai Design Miami / Visionary Award 2017.

Simulação dos espaços interiores da Escola Mwabwindo. Fonte aqui.

Segue a tradução livre do texto do autor:

A Escola Mwabwindo servirá os estudantes do ensino fundamental no sul da Zâmbia, localizada em uma área rural onde a distância percorrida até a escola é um dos maiores impedimentos à educação de qualidade. Esta é a segunda escola na região desenvolvida pela 14+ Foundation, uma organização sem fins lucrativos comprometida com o aumento da acessibilidade educacional para comunidades rurais africanas.

Planta de cobertura da Escola Mwabwindo. Fonte aqui.
Planta da Escola Mwabwindo. Fonte aqui.

O design do edifício é inspirado nas árvores altas e singulares da savana circundante, que servem como espaços de reunião sombreados do sol do Planalto da África Central. Um grande dossel de telhado de metal corrugado cobrirá uma aldeia de salas de aula de tijolos de barro dispostas à volta de pátios e uma rua interna. Além da escola para 200 alunos, o programa inclui um edifício que abrigará oito professores, uma horta comunitária e campos de jogos.

Um espaço de montagem coberto tem acesso directo à estrada local, marcando a entrada e recebendo os alunos. Além de servir como refeitório da escola, será um recurso para encontros cívicos locais.

Simulação dos espaços de convívio da Escola Mwabwindo. Fonte aqui.

A estrutura de aço e o telhado serão montados no local por mão-de-obra especializada e serão construídos primeiro para que a construção possa continuar durante a época das chuvas. As salas de aula com tijolos de barro são compostas por peças feitas à mão, fabricadas no local, e serão construídas por pedreiros locais para oferecer oportunidades de emprego e treinamento na área. A água da chuva será recolhida para uso nas hortas comunitárias, os painéis solares fornecerão energia para a escola e o alojamento dos professores, e um aerogerador bombeará água para as instalações.

Corte Longitudinal da Escola Mwabwindo. Fonte aqui.

A Escola Mwabwindo proporcionará um local inspirado para o aprendizado, promoverá o uso sustentável de recursos e actuará como um motor económico no sul da Zâmbia.

 

Deixar uma resposta

Navegar