Academia Anwa Junior: Kounkuey Design Initiative (KDI)

Arquitecto(s): Kounkuey Design Initiative (KDI)
Localização: Lindi Village, Kibera. Nairobi, Quénia
Ano: 2016-2017
Programa: Escola Primária
Outros: Treinamento em carpintaria – Kounkuey Design Initiative (KDI) em parceria com o Instituto de Pesquisa Florestal do Quênia (KEFRI)


A Escola de Anwa é o projecto desenvolvido pelo Kounkuey Design Initiative (KDI) e que reflecte os ideais e as preocupações de um conjunto de mães de Kibera.

Vista do pátio da Academia de Anwa. Fonte aqui.

Segue a tradução livre do texto dos autores:

Anwa é uma escola primária que atende a menos de 400 crianças extremamente pobres de Kibera, porque há poucas escolas públicas. Escolas como Anwa são críticas para a comunidade. Anwa foi iniciado por um grupo de mães em Kibera com apenas um punhado de estudantes e um quarto alugado. Com o passar do tempo, a escola passou a ser muito requisitada, pelo que aquando da construção da Academia, estas mães estavam a leccionar num edifício de dois andares em ruínas, feito de madeira desalinhada, chapas enferrujadas, papelão e sacos de areia. Como Anwa desenvolveu uma reputação de bons resultados nos testes e alunos bem-educados, as matrículas superaram a expansão física da escola.

Diferentes detalhes da construção da Academia de Anwa e do processo de carpintaria. Fonte aqui.
O local onde a escola foi construída (em cima). Diferentes fases da Academia de Anwa: o construído (em baixo à esquerda) e antes da intervenção (em baixo à direita). Fonte aqui.

No ano passado, o KDI trabalhou na primeira parte do Projecto Anwa School, que incluiu a construção do prédio principal. A comunidade escolar participou da programação e construção da estrutura que foi construída dentro dos princípios do design verde e da sustentabilidade. O edifício principal é um modelo para projectos sustentáveis, baseados em contexto, incluindo estruturas de madeira certificadas e sustentáveis, bem como paredes de barro no piso térreo e painéis de aço mabati no primeiro andar, referenciando as técnicas tradicionais de Kibera, reflectindo a identidade local do assentamento. O projecto também apresenta o uso de portas e janelas, construído por estagiários de carpintaria da KDI de bambu e madeira de origem sustentável. Toda a construção utilizou materiais, técnicas e mão-de-obra locais para garantir que os métodos e técnicas de construção fossem transferíveis para a comunidade local. A escola já atraiu muita atenção, tanto dentro como fora de Kibera, e esperamos que se torne um exemplo importante de design sustentável e adequado ao contexto de Nairobi. A próxima fase do projecto é criar um acesso adequado ao andar superior e uma paisagem sustentável para o terreno da escola.

Vista de uma fachada da Academia de Anwa. Fonte aqui.

Na KDI, nós protejamos e construímos o que chamamos Espaços Públicos Produtivos (PPS) – anteriormente subutilizados, lugares inseguros ou poluídos que são transformados em centros comunitários activos e atraentes.

Plantas de cobertura (à direita) e primeiro piso da Academia de Anwa (à esquerda). Fonte aqui.

Alçado e detalhes construtivos da Academia de Anwa. Fonte aqui.

Deixar uma resposta

Navegar