Arquitecto(s): Studio KO
Localização: Marraquexe, Marrocos
Ano: 2017
Cliente: Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent Programa: Cultural
Área: 4.000 m2
Estado: Construído
Projectado pelo atelier francês Studio KO, o museu Yves Saint Laurent Marrakesh destaca-se pelo jogo de texturas na fachada e pela cor característica da região, o que lhe conferem uma imagem elegante, requintada, remetendo ao mesmo tempo para a tradição e cultura local. “Marraquexe ensinou-me cor”, “antes de Marraquexe, era tudo preto”, disse a certa altura o antigo designer francês, Yves Saint Laurent, sobre a sua visita à cidade marroquina, quão cheia de cores era/é a cidade. O atelier Studio KO, possui inúmeros projectos em Marrocos.


Segue a tradução livre de um texto extraído do site da fundação, sobre o projecto:
Localizado muito perto do Jardim Majorelle – adquirido por Yves Saint Laurent e Pierre Bergé em 1980 – o musée YVES SAINT LAURENT marrakech ocupa um novo edifício de 4.000 m². Inclui um espaço de exposição permanente de 400 m² dedicado ao trabalho de Yves Saint Laurent e projetado por Christophe Martin. O museu inclui também uma sala para exposições temporárias, uma biblioteca de pesquisa com mais de 5.000 volumes, um auditório de 140 lugares, livraria e café no terraço.


A empresa de arquitectura francesa, fundada e liderada por Karl Fournier e Olivier Marty. Supervisionaram inúmeros projectos residenciais e públicos no Marrocos, na Inglaterra e nos Estados Unidos da América. Enquanto estudava os arquivos do estilista, o atelier Studio KO ficou intrigado com a dualidade entre linhas curvas e rectas e entre abordagens soltas e precisas para cortar tecidos. A fachada do edifício aparece como um cruzamento de cubos com uma cobertura de tijolos em forma de renda, criando padrões que lembram a trama e a teia de tecido. Tal como acontece com o revestimento de uma jaqueta de alta costura, o interior é radicalmente diferente: aveludado, suave e radiante.





