Participa: Comemorações do aniversário da Campanha Reviver.

Acontece durante esta semana, a comemoração do 10 º aniversário da Campanha Reviver. O dia escolhido para a comemoração foi o dia 23 de Agosto (dia internacional da abolição do tráfico negreiro) e, entre os dias 23 e 25 de Agosto, acontecerão uma série de actividades na Baixa de Luanda, entre o Centro Cultural Brasil-Angola e Rua dos Mercadores, ligadas à memória da cidade, tradições locais e à herança cultural africana. Entre as actividades, haverá literatura, pintura, cinema, fotografia, música, gastronomia e dança.

Flyer disponibilizado pela organização. Fonte aqui

A “Campanha Reviver“, é um projecto sem fins lucrativos do CEICA (Centro de Estudos e Investigação Científica de Arquitectura) da Universidade Lusíada de Angola, e da Kalu (Associação dos Naturais, Amigos e Residentes da Cidade de Luanda), que pretende proteger o património cultural da cidade de Luanda, organizando frequentemente tours pelo centro histórico. Estas tours, que são frequentemente denominadas por “Safari Urbano”, têm como objectivo devolver as memórias e histórias da cidade aos seus habitantes, através da sua arquitectura. Além da questão da memória da cidade, a Campanha Reviver também se debate a preservação do centro histórico, desenvolvendo pesquisas, propostas de reabilitação do edificado, e revitalização dos espaços públicos “por uma Luanda com alma”.

A entrada é livre e deixamos aqui o programa do evento, extraído na íntegra da página de Facebook do mesmo, e um pequeno vídeo sobre a campanha:

23/8 – Quinta-Feira 
15h30 – Recepção de convidados – CCBA
16h – Abertura do evento – discursos oficiais e agradecimentos – CCBA
16h30 – Exibição do documentário “O Povo Brasileiro – Matriz Africana”, baseado na obra do sociólogo Darcy Ribeiro – CCBA
17h – Descerramento de Placa Rua dos Mercadores, Patrimônio Histórico e inauguração da exposição de fotos – Rua dos Mercadores
17h30 – Abadá Capoeira na rua com performance – Rua dos Mercadores

24/8 – Sexta-Feira
17h – Rap na Rua – Taska dos Mercadores
18h – Puxa-palavra – Gabriel Liprince entrevista Manuel Rui – CCBA
20h35 – Dança/Kizomba na Rua da escola Pé’dSalsa – Rua dos Mercadores

25/8 – Sábado
9h – Passeio guiado a Pé pela baixa da Cidade “Rota dos escravos”(fazer pré-inscrição) -Univ. Lusiada
16h – Exibição do filme Xica da Silva – CCBA
17h – Slam na Rua – Taska dos Mercadores
18h – Exibição do documentário DNA África – CCBA

Programa. Fonte aqui

 

Deixar uma resposta

Navegar