Inscreve-te: Perspectivas Pós-coloniais sobre a Arquitectura

Foram abertas no passado dia 14 de Agosto, as inscrições para o projecto de investigação “Postcolonial Perspectives on Architecture(Perspectivas Pós-coloniais sobre a Arquitectura, em tradução directa) do Canadian Centre for Architecture (Centro Canadense para Arquitectura, em tradução directa). O projecto de investigação, colaborativo e multidisciplinar, pretende estudar os desenvolvimentos complexos da arquitectura nos países da África subsariana, depois das suas independências. As inscrições vão até o dia 31 de Outubro de 2018, e está aberta a profissionais ligados a investigação, jornalismo, teoria, e promotores culturais, todos ligados ao campo da arquitectura.

Imagem divulgada pela organização. Fonte aqui 

Canadian Centre for Architecture (CCA), solicita projectos de investigação que abordem questões historiográficas relevantes da arquitectura africana pós-colonial, que se encontrem por resolver dada a complexidade da transnacionalidade e multidirecionalidade da nova ordem mundial, criada em torno da ideia do Sul Global (conceito de uma região formada pelos países em vias de desenvolvimento) na segunda metade do séc. XX. A duração prevista para o projecto é de 18 meses, e será financiado pela Fundação Andrew W. Mellon.

Deixamos aqui o link para inscrição e mais informações, e segue abaixo uma tradução livre do texto sobre o projecto disponibilizado pela organização, extraído na íntegra do site da CCA:

A prática e a disciplina da arquitectura, juntamente com instituições académicas, arquivos, bibliotecas e museus, têm sido parte integrante para aqui que Valentin-Yves Mudimbe chama de “a invenção da África” pelo Ocidente. Este projecto explora, em primeiro lugar, como compreender o papel histórico da arquitectura na descolonização, neocolonialismo, globalização e suas manifestações em todo o continente, em escala local e regional; e, segundo, como esse entendimento pode desafiar métodos estabelecidos e convenções disciplinares de estudos arquitectónicos e urbanos. “Centralizar África: Perspectivas pós-coloniais sobre a arquitectura” procura contextualizar relações aparentemente paradoxais como aquelas entre a construção e a desconstrução, formal e informal, apropriada e expropriada, moderna e tradicional. O projecto pretende questionar e, eventualmente, mudar perspectivas formadas por divisões de conhecimento Norte / Sul.

Com financiamento da Fundação Andrew W. Mellon, a CCA orientará este projecto de dezoito meses para analisar e historiar as maneiras pelas quais a arquitectura manifesta transformações em países africanos pós-independência, potencialmente rastreando esses processos até os períodos coloniais. As doações apoiarão pesquisas originais baseadas em casos sobre projectos concretos, actores, tipologias arquitectónicas, geografias chave ou desenvolvimentos urbanos que explorem a história da agência da arquitectura na África Subsariana.

Os candidatos podem propor projectos que questionem abordagens africanistas, globais e pós-coloniais da história da arquitectura. Os projectos que tratam de casos que não podem ser contidos dentro de uma periodização pós-independência e no contexto subsariano ainda serão considerados. Projectos colectivos também são bem-vindos, mas responsabilidades e papéis devem ser claramente definidos. As propostas devem também abordar a metodologia multidisciplinar inerente ao tema do papel da arquitectura na descolonização, explicando como o seu protejo aborda questões mais amplas em disciplinas além da arquitectura, urbanismo e planeamento, como antropologia, estudos culturais, história, geografia, ciência política e economia política.

Esta iniciativa de pesquisa é catalisada em parte pela recente chegada ao CCA de três importantes colecções de arquivos relacionadas à arquitectura, urbanismo e territorialidade em África: as do urbanista holandês Coen Beeker, do arquitecto alemão Georg Lippsmeier e de Kiran Mukerji, funcionário da Lippsmeier. Juntos, esses arquivos formam uma biblioteca de pesquisa única de quase três mil títulos, que servirá como fonte principal ou ponto de partida investigativo para os estudos desenvolvidos, individual ou colectivamente, no âmbito do quarto Projecto de Pesquisa Multidisciplinar  Mellon da CCA.

Deixar uma resposta

Navegar