Projecto N’Guimbi: Luanda IV Séculos de Urbanismo

Hoje temos o prazer de anunciar a parceira entre o The Sanzala e os arquitectos Ilídio Daio e Wilfred Figueiredo, para a divulgação do seu projecto intitulado “N’Guimbi”. O N’Guimbi é um projecto multidisciplinar que pretende contar a história da cidade de Luanda, desde o seu surgimento até aos nossos dias, numa perspectiva arquitectónica e urbanística. O projecto, que depois é apresentado ao público através de uma série de vídeos (a serem publicados aqui no The Sanzala), constrói uma narrativa histórica do desenvolvimento da cidade de Luanda, através de depoimentos de vários profissionais, e actores da cidade no geral, como Adriano Mixinge, Alexandra Aparício, Allan CainÂngela Mingas, António Gameiro, Bento Soito, Dionísio Rocha, Domingos João, Eleutério Freire, Fernando Batalha, Filomeno Fialho, Hélder José, Isabel Martins, Jacques dos Santos, Maria João Teles Grilo, Resende Oliveira, Simões de Carvalho e Troufa Real

Logo do projecto. © Projecto N’Guimbi

O projecto, que existe há cerca dez anos, surgiu, segundo os autores, da necessidade de “abordar Luanda realçando as boas práticas que foram executadas e as experiências desenvolvidas”, durante uma conversa entre o então aluno Wilfred Figueiredo, e o arquitecto Simões de Carvalho, em Abril de 2007. Desta conversa iniciou-se um processo de pesquisa e recolha de material, que culminou na criação da plataforma colaborativa entre os autores do projecto. O N’Guimbi é por isso considerado pelos seus autores um processo em aberto, que pensa, estuda e monitoriza o desenvolvimento urbano e arquitectónico de Luanda, desde o seu surgimento como tal. O projecto conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura, do Arquivo Histórico Nacional e do Governo da Província de Luanda.

Bastidores do N’Guimbi. Na foto à direita, Wilfred Figueiredo (à esquerda), Allan Cain (ao centro) e Ilídio Daio (à direita)

Segue a nota introdutória disponibilizada pelos autores, e o vídeo promocional do projecto:

n’guimbi resume um projecto multidisciplinar que considera essencial conhecer e interpretar a cidade de Luanda, a evolução do seu processo interno, a sua identidade mas principalmente como e quem os desenvolveu. As formas de absorção da cultura e do sítio assumindo as diferentes etapas económicas, sociopolíticas, porém mostrando com maior destaque o seu lado mais técnico (arquitectura e urbanismo) em forma de documentário.

Pretende-se uma contextualização do desenvolvimento urbano de Luanda dos seus mais de quatro séculos enfatizando, como não podia deixar de ser, os seus períodos de maior desenvolvimento ou seja os Séc. XVIII e XIX bem como o Modelo Modernista como seu principal legado histórico de desenvolvimento.

Uma reflexão específica com procura de material (fotografias ou vídeos) que nos ajude a representar e explicitar sempre que possível os testemunhos dos seus principais protagonistas. Exemplos seleccionados apenas com a intenção de reforçar o sentido de cada tema abordado, sem o objectivo de ser exaustivo.

Nesse sentido serão os agentes da cidade, técnicos especializados, sociólogos, antropólogos, economistas mas principalmente os utilizadores dos espaços urbanos os nossos protagonistas. Uma recolha de informação que compiladas e editadas darão lugar a uma série de documentários a partir dos quais se possam lançar premissas para novas pesquisas e documentação de carácter científico credível.

 

2 Comentários

  1. José Fernandes Responder

    Melhores cumprimentos,
    Primeiro quero parabenizar a iniciativa e sua concepção, para que pudesse se efectivar.

    Por outra, gostava de receber conteúdos periódicos sobre o vosso trabalho. E, caso seja possível, gostaria de ser participante activo neste grande projecto, trazendo matérias e testemunhos sobre a nossa cidade Luanda.

    Abraços.

    • Caro José Fernandes, muito obrigado pelo seu comentário. Para receber de forma periódica os nossos conteúdos, basta que se subscreva no final da nossa página, onde diz “Subscreva agora as nossas novidades”. O Projecto N’Guimbi não é de nossa autoria (The Sanzala), para participar do mesmo, convém contactar os seus autores, os arquitectos Ilídio Daio e Wilfred Figueiredo, nas suas contas do LinkedIn e ou Facebook.

      Abraços.

Deixar uma resposta

Navegar