Arquitecto(s): Georgia Institute of Technology, RWTH Aachen University, PBSA Düsseldorf, CS Studio
Localização: Langa, Cidade do Cabo, África do Sul
Ano: 2016
Programa: Cultural
Promotor: Design.Develop.Build
Estado: Construído
Localizado no município de Langa, o mais antigo da Cidade do Cabo, o Teatro Guga S’Thebe é um projecto social desenvolvido em fórum académico. A estrutura, ou corpo principal do edifício, é feita de contentores marítimos (9 no total) que assentam uns sobre os outros formando um anel de dois pisos The Guga S’Thebe Children’s Theater (R/C e 1º), que é depois pontualmente interrompido para os atravessamentos entre o pátio interior e o exterior, e varandas no 1º piso. A fachada do edifício destaca-se pela sua textura e pintura pontual. Além dos contentores marítimos, foram também usados na sua construção; gabiões, caixas de frutas recicladas, e treliças de madeira para a sustentação da cobertura de chapa.

Deixamos no final do artigo, dois vídeos que mostram os momentos de concepção e edificação do teatro. Segue uma tradução livre do texto do promotor do projecto, extraído na íntegra do seu site:
O projecto faz parte de um programa onde estudantes do Instituto de Tecnologia da Geórgia projectam e constroem uma extensão do Centro de Artes e Cultura Guga s’Thebe em Langa, África do Sul, em colaboração com duas universidades alemãs (RWTH Aachen University e PBSA Düsseldorf) e o atelier local (Carin Smuts, CS studio) com o envolvimento da comunidade local. Desde os primeiros esboços e modelos de design até os desenhos dos pormenores construtivos, os alunos passaram por todas as fases de um projecto de construção. Projecto de execução, cálculo de quantidades, programação, financiamento / patrocínio e controle de custos fizeram parte do exercício. Durante a fase de construção, os estudantes, bem como os trabalhadores locais não especializados, aprenderam a lidar com diferentes materiais de construção e sua aplicação específica, bem como todo o processo de construção, desde a construção de fundações até o revestimento de um edifício. Graças ao trabalho em equipe e pré-fabricação selectiva de componentes de construção, no Digital Building Labna Georgia Tech, o projecto foi construído dentro de um curto espaço de tempo.
Os alunos aprenderam a desenvolver uma forte consciência do ambiente construído em outra cultura e a adequação dos métodos de construção aplicados. Isso inclui entender a arquitectura como prática social e realizá-la com todas as consequências.

A pesquisa vinculada a este programa, estuda o uso adequado de materiais indígenas em um processo de aplicação industrial. Dentro do Digital Building Lab na Georgia Tech, foram testados diferentes métodos e padrões para materiais de construção alternativos baseados numa abordagem de pesquisa empírica e científica. Para um projecto adequado para uma cultura estrangeira, condições climáticas sub-saarianas e uma comunidade pobre, a implementação dos materiais e métodos de construção correctos é essencial. Quais materiais estão disponíveis localmente? É possível usar materiais não industriais que precisam de muito trabalho manual? Que possibilidades são-lhes dadas para a sua reutilização, reciclagem e reciclagem? Pode um design forte permitir que um material “pobre” se torne “rico”? Que potenciais estão contidos no material – construtivamente, energeticamente e esteticamente? Como o uso selectivo de materiais de alto desempenho melhora a construção indígena?




Em Langa, o município mais antigo da Cidade do Cabo, o Centro de Artes e Cultura Guga’s Thebe atrai muitas crianças, adolescentes e artistas locais, bem como turistas internacionais. Como o Guga s’Thebe é uma oportunidade única para os habitantes de Langa experimentarem arte e cultura, bem como um diálogo internacional, o desenvolvimento do local para responder às necessidades actuais é essencial, pois o espaço adjacente será ocupado por blocos habitacionais. Para oferecer um programa adicional, é necessário um grande espaço multiusos. Isso poderia facilitar a produção de companhias de teatro locais, concertos, cultos religiosos, casamentos e festivais.















