Habitação compacta nos assentamentos informais de Maputo: Casas Melhoradas

Arquitecto(s): Casas MelhoradasJohan Mottelson, Jørgen Eskemose Andersen
Localização: Maputo, Moçambique
Ano: 2018
Programa: Habitacional
Área: 210 m²
Estado: Construído
Custo Total: 80.000 USD


Segundo a definição no seu site, o projecto Casas Melhoradas, é um projecto que pretende desenvolver modelos de habitação sustentável e financeiramente mais acessíveis, racionalizando o espaço e as infra-estruturas de forma económica, fomentando assim um desenvolvimento urbano mais sustentável nos assentamento urbanos informais mais carenciados, ou de baixa renda, em Maputo, Moçambique. O projecto possui três focos principais: 1º Desenvolver métodos de construção alternativos para melhorar a qualidade e diminuir os custos das habitações; 2º Desenvolver tipologias de habitação que utilizam de forma mais económica o espaço e as infra-estruturas, para iniciar um desenvolvimento urbano mais sustentável; 3º Engajar-se na construção de habitações de baixa renda através de parcerias públicas e privadas, para aumentar o impacto do projecto.

Vista aérea. © Johan Mottelson

Segue a tradução livre do texto dos autores do projecto, extraído directamente do site do Casas Melhoradas:

A fase 4 do Casas Melhoradas foi concluída em 2018 e consiste numa tipologia de casas de alta densidade num volume baixo em altura, com 6 moradias numa parcela onde de outra forma residiria uma única família. Assim, o projecto demonstra como o espaço e as infraestruturas podem ser usados ​​de maneira mais económica. Todas as habitações têm pequenas áreas exteriores privadas com cozinhas, pois o carvão é o principal combustível para cozinhar. O projecto inclui pequenos pátios comuns com banheiros compartilhados e lavandaria. O protejo tem um telhado verde, onde um piso adicional pode ser adicionado, o que garante ao projecto uma robustez em relação ao desenvolvimento futuro da área. Além disso, a evaporação do telhado melhora o clima interior nas habitações. O projecto foi construído em blocos de terra compactados, reduzindo o consumo de energia no processo de construção e acrescentando o mesmo tom de cor vermelha do solo local ao projecto.

Vista do exterior. © Johan Mottelson
Interior de um dos quartos. © Johan Mottelson

O projecto desenvolve a produção de componentes de edifícios semi-industriais e está a experimentar a construção de elementos pré-fabricados, produzidos localmente nos assentamentos informais de Maputo, com base nas capacidades locais. Assim, o projecto procura limitar o desperdício de recursos, reduzir o preço, reduzir o tempo do processo de construção e melhorar a qualidade da habitação.

O projecto desenvolve tipologias habitacionais de múltiplos pavimentos, enraizadas nas condições socioeconómicas e culturais locais, buscando utilizar o espaço de maneira mais eficiente, de forma a conter a expansão urbana e utilizar a infraestrutura de forma mais económica. Assim, o projecto busca facilitar o desenvolvimento de ambientes urbanos mais compactos nos assentamentos informais e tornar os futuros investimentos em infra-estrutura mais económicos. Nesse contexto, o projecto busca melhorar a mobilidade, melhorar o acesso à infra-estrutura e economizar espaço.

Vista do exterior ao entardecer. © Johan Mottelson
Interior de um dos quartos. © Johan Mottelson
Vista do exterior. © Johan Mottelson
Terraço. © Johan Mottelson
Assentamento informais de Maputo. © Johan Mottelson
Interior. © Johan Mottelson
Vista do exterior. © Johan Mottelson
Interior da habitação. © Johan Mottelson
Vista do exterior. © Johan Mottelson
Terraço. © Johan Mottelson
Vista do exterior. © Johan Mottelson
Planta R/C. © Casas Melhoradas
Planta 1º Piso. © Casas Melhoradas
Corte transversal. © Casas Melhoradas
Alçado. © Casas Melhoradas

 

Deixar uma resposta

Navegar