Restaurante Poema do Semba: METAPOLISPAC

Arquitecto(s): METAPOLISPAC
Localização: Lisboa, Portugal
Ano: 2011
Cliente: Paulo Flores
Programa: Restaurante
Área: 180,00 m2
Estado: Construído.


Localizado em Lisboa, Portugal, o Restaurante Poema do Semba é um projecto desenvolvido numa área de 180 mpelo atelier METAPOLISPAC. O mesmo destaca-se pela forma orgânica das suas divisórias, e pela iluminação amena que as acompanha. A escada helicoidal na entrada, confere elegância ao lugar e é pensada como uma peça escultórica de contemplação, tal como as estantes para bebidas. Os quadros nas paredes, ilustrando figuras da cultura e música angolana, complementam a decoração do espaço, que apesar de estar localizado em uma cave, contraria o ambiente claustrofóbico próprio da maior parte das caves, pelo carácter acolhedor conseguido pelo todo.

Restaurante Poema do Semba. © METAPOLISPAC

Segue o breve texto retirado do site dos autores e outros, e imagens cedidas pelo atelier:

Desenhámos um restaurante de música ao vivo para o cantor e compositor Paulo Flores, cujo espaço fale da poética e da alma da música do autor. O Conceito do qual partimos foi a capilaridade poética da sua música. Pensando que a música e a poesia são artes universais, desenvolvemos o projecto de forma a que o texto poético e as letras das canções estivessem presentes na percepção geral do espaço.

Restaurante Poema do Semba. © METAPOLISPAC

A materialização do conceito foi feita através de um desenho de base orgânica com referência às raízes de um imbondeiro que vão definindo as áreas de refeição, separadas por muretes baixos, em forma de pétalas de flores em homenagem ao cantor/ compositor em cujos topos de luz estão escritos os poemas. A poesia enche-nos de luz e pela luz cantada, ela é presença em nós.

Restaurante Poema do Semba. © METAPOLISPAC
Restaurante Poema do Semba. © METAPOLISPAC
Restaurante Poema do Semba. © METAPOLISPAC
Planta de Piso. © METAPOLISPAC
Cortes A e C. © METAPOLISPAC
Cortes B e D. © METAPOLISPAC
Pormenor Estante 1. © METAPOLISPAC
Pormenor Estante 2. © METAPOLISPAC
Simulação 3D 1. Fonte aqui
Simulação 3D 2. Fonte aqui

Deixar uma resposta

Navegar