Dia Internacional da Arquitectura: Anunciados vencedores do Concurso de Cartazes da União Internacional dos Arquitectos

Comemorou-se ontem, um pouco por todo mundo, o Dia Internacional da Arquitectura. A data é comemorada com várias actividades entre palestras, exposições e concursos, e por cá, a efeméride foi marcada pela realização do Fórum de Arquitectura da Universidade Lusíada de Angola, a decorrer entre os dias 1 e 5 de Outubro. O dia, que marca o 70º aniversário da União Internacional dos Arquitectos (UIA), foi estabelecido no ano de 1986 por aquela organização. Todos os anos, é atribuído um tema às comemorações do dia, e para este ano, foi escolhido o tema “Arquitectura…Para um Futuro Melhor”, com o qual, a UIA pretende levar a reflexão arquitectos e o público em geral, sobre os problemas que ligados à habitação e as cidades. O Dia Internacional da Arquitectura, é geralmente comemorado na primeira segunda-feira do mês de Outubro de cada ano.

Para este ano, como anunciado aqui na plataforma, a UIA organizou um concurso para a elaboração de um cartaz comemorativo para o dia. Foram submetidos 184 cartazes de cerca de 64 países de todo mundo, e  dada a elevada adesão, o júri decidiu atribuir um 1º Prémio, 2º Prémio, 3º Prémio, e Menção Honrosa. O primeiro prémio foi atribuído aos portugueses Ana Rute Costa e Rúben Ferreira Duarte, o segundo e terceiro prémio foram atribuídos aos italianos Mattia Salvà e David Folador respectivamente, e a menção honrosa foi para o chinês Reena L.

Cartaz vencedor do Concurso de Cartazes da União Internacional dos Arquitectos. Fonte aqui

Deixamos aqui uma tradução livre do texto do júri, sobre o cartaz vencedor:

O cartaz chama a atenção com formas marcantes e simples, muitas vezes encontradas na arquitectura. A cor amarela poderosa deixa uma marca optimista e vai bem com a mensagem do princípio orientador. As geometrias e formas permitem muito espaço para interpretação e provocam interesse. O círculo pode ser um sol, a cabeça de uma figura ou será um labirinto? O tema do cartaz é facilmente reconhecível e pode ser aplicado bem aos vários meios de comunicação diferentes. Dependendo do meio, as formas simples podem assumir diferentes significados e ganhar vida. A tipografia clara ajuda a criar estabilidade e a transmitir uma declaração clara.

A UIA pretende organizar um exposição online, com os 70 cartazes melhor classificados, publicando um por dia a começar no próximo dia 23 de Julho.

Deixar uma resposta

Navegar