Dia Mundial do Habitat e Outubro Urbano 2018: Divulgado calendário de actividades

Foi divulgado ontem na página de Facebook da UN-Habitat Angola, o calendário de actividades das comemorações do Outubro Urbano 2018. Entre conferências, debates e caminhadas, as comemorações estendem-se por todo o mês de Outubro, e pretendem levar os participantes a reflectir sobre a sustentabilidade urbana no nosso contexto. Além das comemorações do Outubro Urbano, a UN-Habitat Angola celebrou também ontem, o Dia Mundial do Habitat, que este ano teve como tema “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos”. Exceptuando as caminhadas urbanas que têm um preço entre 2.500 e 3.000 AOA, mediante pré-inscrição, e que são organizadas pela Campanha Reviver, todas as outras actividades são grátis.

Seguem os textos sobre da UN-Habitat Angola, extraídos directamente da sua conta de Facebook:

Desejamos um bom #Dia_Mundial_do_Habitat

Boa reflexão:

A ONU designou a primeira segunda feira de Outubro de cada ano como o Dia Mundial do Habitat, para reflectir sobre o estado das nossas cidades e o direito básico de todos a um abrigo adequado. Também é importante relembrar que todos nós temos o poder e a responsabilidade de moldar o futuro das nossas cidades.
O tema deste ano é Gestão de Resíduos Sólidos Municipais (que é uma das metas do ODS11). A observação global será feita no Quênia.
Gestão de Resíduos Sólidos é um problema que afecta a todos. A quantidade de resíduos individuais cresce diariamente, representando uma grande parte do orçamento do governo local e afectando a saúde pública. A má recolha e eliminação destes resíduos sólidos resulta no aumento de locais de despejo descontrolados e na queima de resíduos. Assim como, contribui para poluição do ar e água.
Uma mudança da atitude pública contribuirá para a diminuição do desperdício do lixo, a regularização dos catadores informais, o aumento da reciclagem e reutilização, o financiamento suficiente e o planeamento de resíduos sólidos, incluindo aterros adequados que poderão ajudar no melhoramento das cidades, do estado actual da gestão de resíduos sólidos e numa economia de recursos que pode tornar estas em ‘Cidades Sem Desperdício’.

Dia Mundial do Habitat. Fonte aqui

Junte-se ao UN-Habitat e fique por dentro sobre as actividades do Outubro Urbano de 2018!

Durante todo o mês de Outubro, o UN-Habitat e os seus parceiros organizam um mês de actividades, eventos e discussões sobre sustentabilidade urbana. Este ano, o Outubro Urbano começa hoje com o Dia Mundial do Habitat, 1º de Outubro, e termina com o Dia Mundial das Cidades, no dia 31 de Outubro. Este Outubro Urbano vem na sequência do Fórum Político de Alto Nível, em Nova York, acerca da revisão do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 11, sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis. Encorajamos as autoridades e os parceiros locais, regionais e nacionais a organizar actividades que sensibilizem para a implementação dos compromissos da Nova Agenda Urbana e que façam das cidades e assentamentos humanos lugares inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Fique atento ao nosso site www.unhabitat.org (e também aqui na nossa página do facebook) onde será anunciado o lançamento do Outubro Urbano e serão partilhados detalhes dos eventos de cada região.

Calendário Outubro Urbano 2018 da UN-Habitat Angola. Fonte aqui

Deixar uma resposta

Navegar