Maternidade Kachumbala: HKS Architects

Arquitecto(s): HKS Architects
Localização: Kachumbala, Bukedea, Uganda
Ano: 2018
Programa: Hospitalar/Maternidade
Área: 275,00 m2
Estado: Construído
Prémio(s): World Changing Idea 2017Fast Company.


Kachumbala é uma maternidade totalmente sustentável, situada no distrito de Bukedea, Uganda, projectada pelo atelier HKS Architects. Bukedea tem um clima particularmente quente e para adequar o edifício ao ambiente local, o mesmo tinha de ser na sua totalidade passivo e auto-suficiente, capaz de fazer a própria recolha de água (a partir da cobertura para um reservatório), gerar a própria energia eléctrica (a partir de painéis solares), e manter os quartos confortavelmente frescos sem a necessidade do uso de ar condicionado. O edifício foi construído com materiais locais e erguido com a participação dos habitantes da comunidade.

Maternidade Kachumbala. Vista exterior do edifício. © Peter Landers.

Segue a tradução livre do texto retirado do site do atelier:

Kachumbala está localizada no distrito de Bukedea, Uganda, lar de 170.000 pessoas no leste rural do Uganda. É uma das regiões mais pobres do país. A única maternidade existente na região é uma instalação de dois quartos, da década de 50, que afasta seis em cada dez mulheres que procuram ajuda, porque não há espaço para elas. A região sofre com uma alta taxa de mortalidade infantil. Estima-se que 35-40 crianças de cada 100 morrem antes do seu primeiro aniversário.

Para melhorar os serviços de saúde de Kachumbala, a HKS propôs uma maternidade passiva e sustentável: a Maternidade Kachumbala. Para construí-la, fizemos uma parceria com a Engineers for Overseas Development (EFOD), uma organização sem fins lucrativos com sede no País de Gales, e a Cyfle Building Skills, uma organização que treina jovens aprendizes nas áreas de construção civil.

Além do desafio de expandir a maternidade regional, Kachumbala não tem uma fonte confiável de eletricidade. Para construir a nova unidade, planeamos um edifício totalmente passivo, criado com métodos de construção vernáculos.

Secagem de blocos em adobe. Fonte aqui.
O design

O objectivo do projecto era criar uma nova unidade de maternidade capaz de atender a comunidade com os materiais, utilidades e técnicas de construção disponíveis no local. A instalação tinha que ser totalmente auto-suficiente em relação ao fornecimento de electricidade (porque a rede local não é confiável) e água (porque não há uma rede na cidade). Além disso, as técnicas de construção não poderiam depender da electricidade ou da água corrente. Se alguma construção exigisse uma conexão aparafusada, ela teria que ser pré-fabricada em outro lugar e transportada para o local.

Vista exterior do edifício. © Peter Landers.
Interior do edifício. © Peter Landers.

A HKS testou o projecto com a assistência de profissionais de saúde do Reino Unido, que também forneceram apoio às parteiras e treinamento para os provedores locais de assistência médica. Analisámos a circulação do projecto, os fluxos e as necessidades de equipamentos para a praticidade. Projectámos a circulação de pacientes e áreas de visitantes para reduzir o risco de contaminação cruzada. A consulta do equipamento foi particularmente perspicaz, porque aprendemos que qualquer coisa que especificássemos para o edifício deveria poder ser reparada ou substituída localmente. Qualquer item que exija que as peças sejam enviadas ou substituídas de outro lugar simplesmente não funcionaria para este projecto.

Hall. © Peter Landers.
Hall de serviço. © Peter Landers.

A unidade de saúde de dois quartos existentes será reaproveitada e usada para outras funções médicas. O novo edifício abrigará salas de parto, instalações pré-natal e pós-natal, e foi projectado para suportar futuras expansões.

Instalação da maternidade. © Peter Landers.
Instalação da maternidade. © Peter Landers
Impacto Além do Uganda

Embora o impacto do projecto nas pessoas de Kachumbala seja fácil de ver, o projecto também teve um enorme impacto na nossa empresa e na forma como projectaremos daqui em diante.

O envolvimento da comunidade e a pesquisa por materiais locais e métodos de construção deram aos nossos projectistas uma nova perspectiva sobre o que significa projectar em um contexto local.

A nossa perspectiva sobre projectos de financiamento também mudou. Em Junho de 2016, a HKS lançou uma ambiciosa campanha de arrecadação de fundos para funcionários para ajudar na conclusão da construção da maternidade Kachumbala. Arrecadámos mais de 25% do custo total de construção através de doações dos nossos próprios funcionários, além do projecto, que a HKS ofereceu gratuitamente por meio do nosso programa Citizen HKS .

O Citizen HKS está focado em impulsionar a mudança social por meio do design, captação de recursos e serviços à comunidade, expandindo o nosso impacto colectivo como cidadãos globais para capacitar as pessoas e ajudar a levantar comunidades em qualquer lugar do mundo onde identificamos uma necessidade.

Maternidade Kachumbala. © Peter Landers
Maternidade Kachumbala. © Peter Landers
Maternidade Kachumbala. © Peter Landers
Planta de piso. © HKS Architects.
Ilustração 3D do exterior do edifício. © HKS Architects.
Ilustração 3D do interior do edifício. © HKS Architects.
Ilustração 3D do interior do edifício. © HKS Architects.
Resultado de imagem para Kachumbala: HKS Architects
Ilustração 3D do exterior. © HKS Architects.

 

Deixar uma resposta

Navegar