Arquitecto(s): Architecture for a Change
Localização: Mchinji, Malawi
Programa: Centro Comunitário – Escola Primária
Ano: 2014
Prémios: Prémio AfriSam SAIA para Arquitectura Sustentável + Inovação 2015/2016 – Programa Social Sustentável
O Centro Comunitário e a Escola Primária Legson Kayira, é um projecto concebido pelo atelier sul-africano Arquitecture for Change e na sua construção foram usados contentores marítimos e materiais locais. A conjugação de ambos materiais resultou num projecto sustentável e inovador, que acolhe um programa social que marca a diferença na comunidade de Mchinji, Malawi. O edifício é constituído por três corpos soltos, dispostos no terreno em forma de “U”, criando um pátio com 175 m². A cobertura do edifício destaca-se do seu corpo, o que permite que dispersão das massas de ar quente no seu interior.
Segue a tradução livre do texto dos autores sobre a sua obra, extraído do seu site:
O design explora a possibilidade da escola como uma canópia coberta, oferecendo uma área coberta maior que oferece sombra, espaços abertos, bem iluminados e ventilados, tornando-se um ícone visual. Assombreamento, aço leve, alvenaria local e ferro enrugado formam a linguagem arquitectónica do edifício. A alvenaria local feita à mão, por uma senhora que vive no local, foi usada para criar venezianas verticais no exterior das salas de aula para funcionar como dispositivos de assombreamento e suporte estrutural para o telhado. Usaram-se contentores uma vez que são elementos estruturalmente sólidos que possuem uma dupla função.

Em primeiro lugar como um elemento transportável, e em segundo lugar, como uma concha e âncora para uma nova estrutura. Ao utilizar materiais manufacturados localmente, fornece à comunidade um sentido de pertença e suaviza o contentor como um elemento contextual estrangeiro. A função do edifício não se limita a uma escola, funciona também como um espaço comunitário de reunião onde os eventos locais são realizados e a receita é feita permitindo que a escola se auto-sustente economicamente.





