Rádio de Chicoco: NLÉ

Arquitecto(s): NLÉ
Localização: Port Harcourt, Nigéria
Programa: Centro comunitário
Área: 560,00 m2
Estado: Desenvolvimento do Conceito
Prémios: Regional Holcim Award 2014 Africa Middle East


A Rádio de Chicoco, projectada pelo atelier NLÉ, do nigeriano Kunlé Adeyemi, surge no âmbito do projecto desenvolvido pelo atelier que se intitula Cidades Águas Africanas. A rádio surge com o intuito de dar voz  e de conectar uma população que vai deixando, aos poucos de existir.

3D da Rádio de Chicoco. Fonte aqui.

Segue a tradução livre do texto do autor:

A Rádio de Chicoco é uma plataforma de media flutuante que está a ser construída com e para os moradores da comunidade de Port Harcourt, na Nigéria. 480 mil pessoas vivem em assentamentos à beira-mar ao longo dos riachos que circundam a cidade. O governo do estado planeia demoli-los. A Rádio de Chicoco é a voz e plataforma da comunidade.

3D da Rádio de Chicoco. Fonte aqui.

A estrutura é concebida como uma composição linear de espaços públicos da terra para a água: uma estação de rádio comunitária, estúdios de gravação, centro de informática, salas de reuniões, anfiteatro e cinema. O mastro de transmissão da rádio é um componente arquitectónico integrado, que eleva a estrutura como uma ponte: lançando uma extremidade do edifício na água, suspendendo a outra no ar.

Rádio de Chicoco e envolvente. Fonte aqui.

A orla do edifício é um palco flutuante e um cais que respondem ao fluxo e refluxo da maré. O lado ar é o espaço de transmissão onde programas e música são feitos para o ar. Os estúdios cantiléveres abrem uma área de paisagem sombreada abaixo deles – espaço público aberto sob um lugar de debate público aberto.

Vista aérea diurna. Fonte aqui.

Construído a partir de materiais disponíveis localmente, a estrutura incorpora sistemas de energias renováveis. Os estágios de desenvolvimento do conceito e do design foram guiados de perto pelas comunidades locais: foram envolvidos centenas de residentes em oficinas de design, criaram-se grupos focados em diferentes áreas do projecto e discussões ao longo de vários anos.

Rádio de Chicoco, vista da margem oposta ao rio. Fonte aqui.

Através deste processo de design profundamente responsivo e colaborativo, os residentes locais forneceram informações valiosas para esta solução, que aborda cuidadosamente os seus desafios e reflecte fortemente as suas aspirações colectivas. A Rádio de Chicoco será construída, pertencerá à comunidade e, por este motivo será também manuseada e mantida pelas comunidades ribeirinhas.

Envolvente da Rádio de Chicoco. Fonte aqui.

Como uma “ponte para a transformação”, a natureza anfíbia do edifício oferece uma conexão entre a vida das comunidades na terra hoje, o seu passado histórico e as suas vidas potenciais na água no futuro. Ancorado na orla da baía de Okrika e alcançando a cidade “alta”, o edifício estabelece uma trajectória em que grandes áreas de intenso crescimento informal serão integradas a uma visão mais abrangente do futuro da cidade.

Vista nocturna. Fonte aqui.
Vista nocturna. Fonte aqui.

A Rádio de Chicoco é uma colaboração com o CMAP e a sua construção integrasse no projecto Cidades Águas Africanas da NLÉ, que investiga os desafios e oportunidades nas intersecções de rápida urbanização e mudança climática em cidades costeiras africanas e comunidades ribeirinhas.

Vista aérea noctura. Fonte aqui.

Rádio de Chicoco, progra. Fonte aqui.

Deixar uma resposta

Navegar