Arquitecto(s): Architecture for a Change – A4AC
Localização: Chimphamba, Mchinji, Malawi
Ano: 2017
Cliente: Juventude de Chimphamba/Malawi
Programa: Equipamento
Área: 145,00 m²
Estado: Construído.
A população de Chimphamba, há anos que fazia uso de um edifício degradado, a antiga igreja, que já não apresentava condições para acolher a população naquele espaço, para os fins que se pretendiam. Com o envolvimento da juventude da aldeia, abordou-se a possibilidade de se erguer um novo edifício para reuniões comunitárias. Edifícios do género são fundamentais para comunidades rurais, pois facilitam na reunião da comunidade para a discussão de questões importantes. A A4AC foi contactada para desenhar e gerir a construção de uma nova igreja/sala comunitária.
Segue a tradução livre do texto retirado do site do atelier:
A inspiração para o projecto foi encontrada dentro da comunidade. Os aldeões usam recintos circulares para proteger as plantas jovens. Isto foi usado como uma analogia para o novo edifício; deve funcionar como um espaço de proteção, permitindo que as pessoas cresçam em algo maior e mais forte. A mesma inspiração foi tirada de gaiolas de pássaros.
Foi também retirada inspiração da igreja existente. Embora o edifício esteja em uma condição de ruína (para seu uso actual), ainda reteve um senso de sacralidade pelas suas condições de iluminação natural.
Além disso, o tambor africano também serviu de motivação para o design. O tambor é frequentemente usado para fins comunais e religiosos. Dentro da comunidade, formas circulares são principalmente associadas a um sentimento de proteção e salvaguarda. Essa analogia foi levada em consideração, já que a nova igreja também deveria comunicar essa ideia.