Catedral Nacional do Gana: Adjaye Associates

Arquitecto(s): Adjaye Associates
Localização: Acra, Gana
Ano: 2018
Área: 70.000 m²
Programa: Religioso
Cliente: The Ghana National Cathedral Board.


A Catedral Nacional do Gana, projectada pelo atelier Adjaye Associates, liderado por David Adjaye, será o primeiro grande projecto do arquitecto ganês-britânico na sua terra natal. O projecto, a ser erguido em Acra, contará com uma série de capelas, batistério, auditório, escola de música, galeria de arte, loja, e espaços multiusos, tudo numa área de 70.000 m². Segundo o seu autor, o edifício foi desenhado no resultado de um forte “interpretar” da paisagem aonde está inserido, com uma série de referências à cultura e tradição do país, para que fosse uma peça única e exclusiva de Acra e de toda nação ganesa.

Vista geral da catedral. © Adjaye Associates

Segue uma tradução livre do texto original do Adjaye Associates, extraído do seu site, bem como um vídeo aonde David Adjaye fala sobre a sua obra:

O conceito da Adjaye Associates para a nova Catedral Nacional de Gana estabelece um marco único, do século 21, onde a religião, a democracia e a tradição local estão integradas e simbolicamente interligadas. Concebida como a concretização física de unidade, harmonia e espiritualidade, a Catedral Nacional será uma celebração autêntica e rica da tradição e cultura do Gana e um lugar de inspiração, reflexão e devoção comum. A sua forma deriva de símbolos tradicionais de adoração e veneração, fazendo referência tanto ao simbolismo cristão quanto à herança ganense tradicional, como a sede do poder do país ‘o banco’, bem como a sombra da autoridade celestial – as copas cerimoniais ‘Baoman’ e o ‘Tabernáculo’. A nova catedral leva estes símbolos da veneração real e religiosa e os democratiza do indivíduo para o povo.

Vista do alçado principal da catedral. © Adjaye Associates
Espaço de acesso ao interior. © Adjaye Associates

A catedral estará enquadrada entre 14 hectares de jardins recentemente ajardinados adjacentes ao Cemitério de Osu e abrigará uma série de impressionantes capelas, um batistério, um auditório de dois andares com 5.000 lugares, um grande hall central, escola de música, espaço para ensaio de coro, galeria de arte, loja e espaços multiusos. Também abrigará o primeiro Centro de Documentação e Museu Bíblico de África, dedicado ao cristianismo e à construção da nação no Gana. Para os interiores, a Adjaye Associates irá colaborar com alguns dos mais célebres e progressistas artistas ganenses e africanos para criar o adorno e mobiliário religioso da catedral. Uma nova rota e paisagem cerimonial ligará o local da Catedral aos famosos marcos comemorativos de Gana – Praça da Independência, Cemitério de Osu, Casa do Estado e Círculo da Unidade da África.

Catedral do Gana. © Adjaye Associates
Catedral do Gana. © Adjaye Associates
Vista nocturna da catedral. © Adjaye Associates
Implantação. © Adjaye Associates
Corte Longitudinal. © Adjaye Associates
Corte Transversal. © Adjaye Associates

Segue uma pequena entrevista de David Adjaye dada ao canal de televisão CitiTV, aonde o arquitecto fala sobre o processo de concepção da nova Catedral do Gana.

Deixar uma resposta

Navegar