Al Hamra: Atelier KOE

Arquitecto(s): Atelier KOE
Localização: Tene Toubab, Senegal
Ano: 2012-2014
Programa: Residencial e outros
Área Total: 400,00 m2
Estado: Construído
Prémios: Menção Honrosa YAA, Bienal de Veneza 2014.


Com o desgaste e agitação da vida urbana, por vezes o homem sente a necessidade de se afastar de tudo e procurar a tranquilidade, paz que só a natureza pode proporcionar, Al Hamra foi construída com este propósito. Uma “casa refúgio” com auto-suficiência energética que destaca-se na paisagem pela textura da sua alvenaria e pela “torre sinaleira” com cerca de 12 metros de altura na fachada sudeste, situada na comunidade de Tene Toubab, interior de Senegal, projectada pelo Atelier KOE.

Al Hamra. © Atelier KOE

Segue a tradução livre do texto retirado do site do atelier:

O projecto Al Hamra (الْ َح ْم َراء – «vermelho») resultou de uma reunião entre um jovem cliente em Dakar e o Atelier KOE. A movimentada capital do Senegal levou-o a explorar uma área remota de mato, onde eventualmente quis se estabelecer.

A questão era como construir e viver neste ambiente aparentemente hostil?

O Atelier KOE encontrou a resposta tanto para a estética arquitectónica quanto para a autonomia energética. A residência espaçosa, construída inteiramente com tijolos de adobe estabilizados, totaliza 400 m2 divididos em seis suítes, uma ampla sala de estar, cozinha e sala de jantar. Esta casa foi construída como um local de hospitalidade aberta, recebendo os hóspedes com uma fonte interior peristilo e tranquila. Uma torre eólica de 12 metros ajuda a circular ar fresco durante o ano todo.

Vista do peristilo. © Atelier KOE
Detalhe da fachada. © Atelier KOE

Mais do que uma fuga relaxante da cidade, o local também foi projectado como uma fazenda de trabalho, onde a pecuária e a agricultura prosperam na terra. Toda a propriedade é plantada com árvores frutíferas, grãos, amendoim, vegetais e grãos. Esta vista natural surge através das grandes portas e janelas arqueadas da villa com vistas adicionais dos estábulos e do golpe de galinha. Trabalhando em torno da ideia de autonomia, o Atelier KOE desenvolveu um projecto multifacetado que oferece diferentes níveis de privacidade, tranquilidade ou actividade. A dinâmica social, cultural e agrícola interage perfeitamente dentro e fora do edifício.

A arquitectura, inspirada no local e no terreno circundante, deu vida à terra. Tanto como villa e fazenda, Al Hamra funciona em sua beleza e propósito.

Vista exterior. © Atelier KOE
Vista do peristilo II. © Atelier KOE
Interior da torre. © Atelier KOE
Al Hamra em construção. © Atelier KOE
Planta de piso. © Atelier KOE
Corte. © Atelier KOE

Deixar uma resposta

Navegar