Pavilhões para Okana: Laura Katharina Sträehle & Ellen Rouwendal

Arquitecto(s): Laura Katharina Sträehle & Ellen Rouwendal
Localização: Okana, Kisumu, Quénia
Ano: 2016
Programa: Centro Comunitário
Área: 560,00 m2
Estado: Construído.


O edifício é resultado de um projecto de conclusão de curso das alunas (na altura) Laura Katharina Sträehle e Ellen Rouwendal. A combinação de pesquisa em design e composição arquitectónica desencadeou o projecto crescer além de um nível teórico. A pesquisa de técnicas construtivas sustentáveis, reinterpretação dos hábitos e costumes locais, gerência das fases de construção, a aquisição de financiamento e ter a liderança do projecto no local, foram dos principais desafios para a elaboração deste projecto interdisciplinar, tal como foi definido.

Pavilhão para Okana I. © Dominik Saitl

O projecto de conclusão de curso foi graduado com Summa Cum Laude e premiado com uma Menção Honrosa pela abordagem inovadora. Além disso, foi seleccionado para o Archiprix nacional 2016 como um dos melhores projectos de conclusão de curso na Holanda.

Pavilhão para Okana II. © Dominik Saitl

Segue a tradução livre do texto retirado do site do projecto:

A ideia de design para o centro comunitário em Okana é inspirada na árvore de acácia local.

É um ponto de encontro popular para todos os membros da comunidade conversar e discutir. Debaixo da árvore as pessoas podem encontrar um lugar de sombra para se esconder dos raios solares ou protecção contra fortes chuvas durante a estação chuvosa.

Pavilhão para Okana. © Dominik Saitl

Traduzimos a cultura da comunidade de se reunir sob as árvores e as características da Acácia em uma cobertura arquitectónica – um princípio de construção adequado para ser aplicado em outros locais além de Okana, mas capaz de ser modificado por espaços individuais embaixo.

Os requisitos importantes para a cobertura são captar as águas pluviais e proteger os utentes do edifício do sol, proporcionando espaços naturalmente ventilados no interior.

Conceito e peças desenhadas. © Laura Katharina Sträehle e Ellen Rouwendal

Deixar uma resposta

Navegar