OVD 525: Three14 Architects

Arquitecto(s): Three14 Architects
Localização: Bantry Bay, Cidade do CAbo, África do Sul
Ano: 2016
Programa: Residencial
Área: 650,00 m2
Estado: Construído
Prémio(s):
International Property Awards: Best Architecture Singel Residence South Africa


Localizada na Bantry Bay, na Cidade do Cabo, África do Sul, a casa OVD 525, foi já premiada com titulo de melhor Moradia Unifamiliar na África do Sul, pelos Internacional Property Awards Architecture 2017-2018. Construída para substituir a anterior moradia do proprietário, no mesmo local, a OVD 525, tenta usufruir e evidenciar toda a envolvente onde está implantada, fazendo um pequeno jogo de “plataformas” com as suas lajes, permitindo a criação de jardins e miradouros em vários níveis.

Vista geral entrada. © Adam Letch

Vista geral traseira 2. © Adam Letch

Segue uma tradução livre do texto do autor:

O local íngreme da montanha possui vistas ininterruptas da costa atlântica da Cidade do Cabo e da Robben Island a Norte e Nordeste. A cidade é vista à distância em direcção ao leste e a icónica Montanha Lion’s Head se ergue sobre a casa a partir do sul. As vistas ocidentais aproveitam o espectacular pôr do sol no oceano.

Vista para exterior. © Adam Letch

O proprietário estava a viver no local, numa casa que ele construiu 10 anos antes de nossa reunião. Depois de corajosamente seguir o nosso conselho para demolir a estrutura existente, o resumo poderia ser reconstruído e o design que se seguiu foi adaptado às necessidades do cliente e para libertar todo o potencial desse local privilegiado, criando privacidade total dos vizinhos próximos.

Pormenor fachada. © Adam Letch

A casa foi concebida como uma série de lajes horizontais contendo jardins, decks e piscinas que deslizam entre dois elementos verticais maciços e de proteção das extremidades. Estes são construídos em betão com venezianas texturizadas e expressos internamente de diferentes maneiras; como pano de fundo táctil e visual para instalações sanitárias e quartos, para exibição e armazenamento, e como elementos para escavar lareiras e outros recursos. Espaços vivos são formados nos vazios entre estas lajes.

Vista geral traseira. © Adam Letch

Vista superior. © Adam Letch

A suíte master, dramaticamente eleva-se sobre o entretenimento externo e da área da piscina, a fim de capitalizar sobre os pontos de vista. Cria o intradorso de betão com tábuas do nível de vida principal à medida que se estende em direção ao horizonte. Uma tela de pele dupla mais delicada – com painéis de garagem integrados – está suspensa sobre o pátio de entrada e oferece uma fachada de rua dinâmica que oferece privacidade, permitindo a penetração da luz e vislumbres em direcção à montanha.

Pormenor entrada. © Adam Letch

Pormenor instalação sanitária. © Adam Letch

Interior. © Adam Letch

Interior 2. © Adam Letch

Transição interior/exterior. © Adam Letch

A arquitectura desta casa tem uma palete contida de materiais natural e respeita a importância das vistas da cidade e do oceano em constante mudança. A casa é concebida, detalhada e acabada de forma discreta e sem adornos, criando espaços tranquilos e fluidos que são fáceis de viver”

Planta piso 1 © Three14 Architects

 

Planta piso 2 © Three14 Architects

Planta piso 3 © Three14 Architects

Corte © Three14 Architects

Deixar uma resposta

Navegar