Marina Residence: 5+1AA + Peia Associati

Arquitecto(s): 5+1AA + Peia Associati
Localização: Cotonou, Benim
Ano: 2008
Programa: Complexo residencial
Área: 20.000,00 m2
Estado: Construído.


Marina Residence é um complexo residencial de 20.000,00 mde área, situado em Cotonou, a maior cidade de Benim, projectado pelos ateliers 5+1AA e Peia Associati. Uma parede vermelha envolve o complexo dando-lhe unidade, a mesma reflecte a “matericidade”, as cores, a tradição artesanal e as paisagens das cidades das regiões desérticas de África, criando contraste com a arquitectura moderna dos edifícios no seu interior, que são desenvolvidos em formas cúbicas e pintados de branco.

Marina Residence. © Peia Associati

Segue a tradução livre do texto extraído da página dos autores:

No centro da unidade, dois edifícios contêm funções públicas e são projectados com uma forma orgânica em torno de um jardim e uma praça. Estes dois elementos tornam-se o ponto focal dos edifícios públicos, a entrada principal ao norte e a praia pública ao sul.

Todas as moradias são divididas em tipologias diferentes, desenvolvidas em blocos cúbicos, onde a parte central é esvaziada para gerar um espaço de três pisos semelhante aos pátios sombreados das casas tradicionais do norte de África. As moradias são de alto nível e abrangem de 350 a 600 metros quadrados, a fim de atender às necessidades das famílias ou sedes diplomáticas.

Interior das residencias. © Peia Associati

As cidades dos desertos africanos, como “Gate” e “Gadamés”, na Líbia, o oásis fortificado do Marrocos ou as aldeias do Mali, foram reelaboradas na forte expressão de uma parede vermelha pontiaguda única, a cor da terra africana. Isso contrasta com a arquitectura de cor branca dos edifícios residenciais detrás destas paredes.

Marina Residence I. © Peia Associati
Marina Residence II. © Peia Associati

A parede vermelha, por vezes, chega a 12 metros de altura e outras vezes engrossa para se tornar numa torre de entrada para as moradias, tornando-se a relação entre a identidade pública e privada em si. Unifica do lado de fora todos os edifícios.

Marina Residence III. © Peia Associati
Marina Residence IV. © Peia Associati

Marina Residence V. © Peia Associati

Ilustrações e peças desenhadas. © 5+1AA + Peia Associati

Deixar uma resposta

Navegar