RIBA: Arquitecto Victor Leonel condecorado em Londres

No passado dia 14 de Fevereiro, aconteceu em Londres a edição de 2019 da Royal Gold Medal, organizada pelo RIBA (Royal Institute of British Architects)Considerando importante a aproximação, diálogo e colaboração entre as várias organizações internacionais de arquitectura, o Royal Institute of British Architects decidiu atribuir ao novo presidente da UAA (União Africana de Arquitectos) e actual Presidente da Ordem dos Arquitectos de Angola, arquitecto Victor Leonel, a medalha presidencial RIBA Presidential Medal. 

Da esquerda para a direita: Diogo José Paulo Cristiano, Ministro Conselheiro da Embaixada de Angola; Victor Leonel (UAA); Lana Jubé (CAU/BR) e Roberto Simon (CAU/BR). Fonte aqui.

A cerimónia anual, que tem como objectivo atribuir a um indivíduo ou grupo que tenha se destacado e contribuído substancialmente para a arquitectura internacional, escolheu atribuir a Royal Gold Medal, nesta edição Sir Nicholas Grimshaw, arquitecto britânico de 79 anos, pela sua contribuição com projectos de edifícios públicos modernistas e de infra-estruturas de grande porte, reconhecendo o trabalho desempenhado pelo arquitecto durante toda a sua vida.

Atribuída desde 1848 os condecorados incluem nomes como Paulo Mendes da Rocha (2017), Zaha Hadid (2016), Peter Zumthor (2013) e Álvaro Siza (2009), entre outros (consulte a lista completa aqui).

Acto de entrega da medalha ao Presidente da UAA, arquitecto Victor Leonel. Fonte aqui.
Certificado de condecoração. Fonte aqui.

Deixar uma resposta

Navegar