Arquitecto(s): Saad El Kabbaj, Driss Kettani Architecte e Mohamed Amine Siana
Localização: Collège Ibn Zohr, Marrocos
Ano: 2014
Programa: Educacional
Área: 7.182 m²
Estado: Construído
Concluída em 2016, tendo o projecto iniciado em 2014, a Escola de Tecnologia de Laayoune – o terceiro projecto realizado em colaboração entre os ateliers dos arquitectos Saad El Kabbaj, Driss Kettani e o Mohamed Amine Siana, encomendado pela Université Ibn Zohr D’Agadir – faz parte do programa de desenvolvimento e descentralização do ensino na zona sul de Marrocos. Esta colaboração teve início com a Universidade Taroundant (2010) e a Escola de Tecnologia de Guelmin (2011).

Segue a tradução livre da descrição dos autores do projecto, sobre a sua obra:
O projecto é parte da política de descentralização dos centros universitários nas diferentes regiões de Marrocos. O programa consiste em espaços docentes (salas de aula, ateliers, anfiteatro), biblioteca, escritórios administrativos e serviços para os docentes. O terreno, longe do centro da cidade, gera uma necessidade de “urbanidade” através de uma organização ao redor de um esquema axial e proporcionando uma leitura completa e clara, e, ao mesmo tempo, uma diversidade de ambientes.”



Os diferentes edifícios fragmentam-se para permitir a máxima ventilação e iluminação natural, e estão conectados por um conjunto de caminhos externos, praças, jardins cobertos para melhorar justamente esta noção de urbanidade. O vocabulário arquitectónico é sólido, geométrico e joga com contrastes entre a luz interior-exterior. Utilizam-se diferentes dispositivos de protecção solar: brisé-soleil, pele dupla, passarelas protegidas, etc. Os materiais utilizados são reduzidos ao mínimo para enfatizar a abstracção e a coerência do conjunto, enquanto satisfazem a necessidade de sustentabilidade e a fácil manutenção.”










2 Comentários
Obrigado pelas informaçoes fornecidas.
Caro Carlos, muito obrigado pelo seu comentário.
Caso queira partilhar um artigo e/ou projecto de arquitectura, pode fazê-lo enviando a informação para geral@thesanzala.com