Mercado Regional de Dandaji: Atelier Masōmī

Arquitecto(s): Atelier Masōmī
Localização: Dandaji, Níger
Ano: 2018
Programa: Mercado / Espaço Público
Arquitecto(a) LíderMariam Kamara
Equipa de Design: Mariam Kamara, Harouna Diallo
Área: 7.530,00 m2
Estado: Construído.


Situado na vila de Dandaji, no Níger, o Mercado de Dandaji é um projecto desenvolvido pelo Atelier Masōmī, liderado pela arquitecta nigerina Mariam Kamara. O projecto destaca-se pelas estruturas coloridas de metal reciclado, usadas para produzir sombra no local para mercadores e clientes, dando resposta ao défice de árvores nesta região. Além dos espaços de venda, o projecto é dotado de espaços de descanso, um pequeno edifício para orações e um anfiteatro à céu aberto, ao redor do qual todo o programa do mercado desenvolve-se.

Mercado Regional de Dandaji. © Atelier Masōmī
Mercado Regional de Dandaji, anfiteatro I. © Atelier Masōmī

Segue a tradução livre do texto retirado do site do atelier:

Na zona rural do Níger, os mercados funcionam semanalmente, permitindo que os vendedores se desloquem de vila em vila durante toda a semana para oferecer os seus produtos. Com uma população em rápido crescimento, a vila de Dandaji sentiu a necessidade de um mercado mais permanente para seus próprios habitantes, tanto para comprar, como para vender mercadorias de maneira mais consistente. O mercado semanal actual é organizado em torno de uma árvore ancestral que se tornou o espaço público durante o dia do Mercado para vendedores e compradores.

Mercado Regional de Dandaji, anfiteatro II. © Atelier Masōmī

O novo projecto permanece no mesmo local e amplia uma experiência com a qual os habitantes da vila passaram a contar. O principal objectivo do projecto é criar um espaço que projecte um senso de confiança e aspirações para o futuro nos próprios usuários. O design do projecto faz referência à arquitectura tradicional de mercados da região, de postes de adobe e coberturas de palhas, impulsionando a tipologia usando blocos de terra compactados e metal para maior durabilidade. Isso resulta em uma infraestrutura visualmente atraente, da qual os usuários podem se orgulhar e que tem o potencial de atrair mais comércio para a área.

Mercado Regional de Dandaji I. © Atelier Masōmī

O design do projecto é mantido de maneira muito simples, usando uma cobertura colorida de metal reciclado produzido através de uma sucessão de estruturas de sombreamento individuais que compensam a dificuldade no cultivo de árvores em um clima tão árido e deserto. A diferença no nível dos vários discos promove a ventilação natural enquanto precipita o ar quente até os discos superiores. Assim, fornece protecção solar e térmica aos espaços de venda por baixo. O resultado é um mundo caprichoso que complementa os produtos coloridos em exibição, enquanto protege os clientes do sol escaldante.

Mercado Regional de Dandaji II. © Atelier Masōmī
Mercado Regional de Dandaji III. © Atelier Masōmī

Além disso, o projecto utiliza um novo material (Blocos de Terra Comprimidos ou BTC) em uma região onde se usa cimento ou adobe. O primeiro é muito caro e aumenta o calor ambiente, enquanto o segundo é impactado negativamente pela forte estação das chuvas. O uso de BTCs oferece um excelente método para integrar a construção baseada na terra com as demandas contemporâneas da indústria da construção, mantendo as vantagens térmicas associadas ao adobe para um clima tão quente e árido quanto o do Níger.

Detalhe dos paramentos em BTC. © Atelier Masōmī
Detalhe dos paramentos em BTC I. © Atelier Masōmī

O mercado é planeado para avançar progressivamente até a árvore antiga, cujo ambiente é formalizado para se tornar um espaço público real, com assentos e espaços de descanso para todos se reunirem. Era importante para nós torná-lo um ponto focal para sinalizar que reconhecemos a sua importância, para protegê-lo daqui para frente, mas também para proporcionar uma maneira das pessoas desfrutarem plenamente da sua presença. Caminhando pelas faixas sombreadas, experimenta-se a simplicidade das barracas de blocos de terra compactada que contribuem para o resfriamento do espaço, enquanto as alturas alternadas das estruturas de sombreamento ajudam o fluxo de ar.

Mercado Regional de Dandaji IV. © Atelier Masōmī

Peças desenhadas. © Atelier Masōmī

Deixar uma resposta

Navegar