Restaurante Salsabiil: DO Architecture

Arquitecto(s): DO Architecture
Localização: Mogadíscio, Somália
Ano: 2019
Programa: Restaurante e Café
Estado: Construído.


Situado em Mogadíscio, Somália, o restaurante e café Salsabiil é um projecto de arquitectura de interiores desenvolvido pelo atelier DO Architecture. O programa desenvolve-se em dois pisos, no piso térreo encontra-se o café, instalações sanitárias e uma cozinha aberta; no piso acima o restaurante, que oferece uma estadia mais demorada para os seus clientes. A decoração do espaço ilustra e enfatiza a cultura somaliana com uma abordagem contemporânea, conferindo conforto e elegância a este lugar onde os visitantes podem degustar dos mais típicos sabores regionais.

Restaurante Salsabiil I. © DO Architecture

Segue a tradução livre do texto e imagens do projecto cedidas pelo atelier:

CONTEXTO

Localizada na bela costa do chifre de África, Mogadíscio, capital da Somália, já foi conhecida como a “pérola branca do Oceano Índico”, pelos seus edifícios brancos, palmeiras verdes e o azul do oceano. Mogadíscio é uma das cidades mais antigas africanas, com uma rica história feita pelas suas estratificações culturais, devido à sua natureza costeira que favoreceu o comércio com África, o Médio Oriente e Ásia. Nas últimas décadas, a Somália e Mogadíscio, em particular, passaram por um período de conflitos internos que favoreceram a deterioração ou destruição de muitos dos edifícios arquitectónicos que caracterizaram esta magnífica cidade, apesar de que recentemente testemunhou um boom extraordinário de construções que pouco têm a ver com a tradição, cultura e estilo de vida da Somália. Com este restaurante, a intenção é justamente trazer à luz o que uma vez caracterizou Mogadíscio e que ainda caracteriza a cultura tradicional da Somália em toda a sua riqueza através de uma arquitectura projectada localmente e que leva em consideração a tradição, cultura e produtos locais respeitando a sua forte identidade cultural.

Restaurante Salsabiil II. © DO Architecture

PROJECTO

“Uma fonte ali, chamada Salsabiil” Alcorão (versículo 18) Capítulo 76

Salsabiil é o nome de uma fonte no paraíso. Os poços e a água são apreciados na Somália, pois sustentam a vida e os meios de subsistência. Espera-se que este restaurante que leva o nome da fonte traga nova vida e sustento a Mogadíscio, dando esperança para um presente brilhante.

O espaço é dividido em dois níveis, que oferecem duas funções diferentes, no andar superior o restaurante, para maior privacidade e uma estadia mais longa, e o café no piso térreo para uma estadia mais curta.

Restaurante Salsabiil, piso superior. © DO Architecture

O piso térreo também dá as boas-vindas à cozinha aberta que deseja oferecer uma experiência diferente ao visitante, oferecendo não apenas a possibilidade de escolher os produtos directamente, mas também de auxiliar na sua preparação.

Restaurante Salsabiil, piso térreo. © DO Architecture

Homem e mulher.

O design de interiores gira em torno da figura do homem e da mulher através do uso dos dois tecidos tradicionais da Somália, o feminino caracterizado por uma textura listrada horizontal em tons de laranja e usado pelas mulheres durante cerimônias como o matrimónio, enquanto os outros tecidos caracterizados por uma textura geométrica mais clara, são usados pelos homens através do uso da saia tradicional chamada arara que é usada diariamente.

Restaurante Salsabiil III. © DO Architecture

A ideia de usar esses dois tecidos decorre do facto de que eles representam uma parte importante da cultura somaliana que sempre esteve presente na vida quotidiana, não apenas dos somalis que nunca deixaram a nação, mas também por quem emigrou após a guerra civil.

Restaurante Salsabiil IV. © DO Architecture

Salsabiil quer reviver a pérola branca do Oceano Índico através da parética branca. Ela tem a função de plano de fundo para as almofadas coloridas e o verde das plantas de interior que querem ser um grito de alarme para o forte desmatamento que atinge a Somália na sua totalidade.

Restaurante Salsabiil V. © DO Architecture

Com o design, tentamos criar um forte senso não apenas de apartamento, mas também de nostalgia, por uma época passada, considerada por muitos como perdida. Daí a ideia de enquadrar fotos antigas de homens e mulheres em roupas tradicionais, com a intenção de realizar algumas das acções mais significativas da cultura somaliana, como a criação ou ordenha de camelos, mas também através da magnífica arquitectura do passado que ainda hoje vive no centro histórico  da cidade.

MATERIAIS

A busca por materiais foi complexa e longa, a dificuldade de encontrar materiais locais de qualidade infelizmente foi muito alta, e por isso os móveis foram parcialmente importados.

Quanto aos tecidos, que são precisamente a parte mais importante do projecto, todos eles são de origem local, tecidos à mão e cortados sob medida por artesãos locais, no mais alto respeito à tradição e cultura somalis, além das plantas que também são; elas vêm da região e são adequadas para o interior do restaurante.

Restaurante Salsabiil VI. © DO Architecture

Restaurante Salsabiil, plantas de piso. © DO Architecture

Deixar uma resposta

Navegar