Para concluir, hoje trazemos o último artigo da série Vencedores do Concurso Internacional de Arquitectura “Mozambique Preschool – Flor da Manhã“, com o 1º classificado da categoria “Prize“. O concurso contou com a participação de cerca de 400 equipas de projecto, onde foram destacados 15 projectos no final, dos quais 10 receberam menções honrosas, 2 menções honrosas especiais, e 3 venceram a categoria “Prize“. Segue a tradução livre do texto extraído da página oficial do concurso e peças desenhadas do projecto vencedor:
Um Abraço
1º Classificado
Autor(es): Xavier Silva, Manuel Villalaín e Hazem Elshafei
País: Holanda, Groninga.
Baseado em cinco pilares: Natureza, Colecta, Protecção, Alegria e Inclusão, ‘Um Abraço’ é um lar que abrange várias culturas, crenças e tradições diferentes, um espaço de tolerância, cooperação e felicidade. Além disso, esta proposta segue o carácter dos elementos naturais dados pelo local que ditam como o edifício se integra ao contexto.
O primeiro passo é directamente conectado ao chão. O pedestal consiste em plataformas sucessivas colocadas ao longo da encosta, intrinsecamente modeladas pela topografia. Eles limitam a maioria dos espaços criados. A sua colocação em diferentes alturas da topografia minimiza a remoção/adição de terra, criando ao mesmo tempo um arranjo suave da rampa que une o projecto em um loop. Além das suas comodidades formais, é afectiva em aspectos construtivos e económicos. Acima deste elemento, as paredes de adobe definirão os limites do projecto. Uma construção híbrida de argila e lama foi usada principalmente. A argila está disponível em abundância na região e é tradicionalmente usada na construção de moradias.
Ao redor do pátio principal, um sistema de portas dobráveis feitas de madeira local define os limites internos, criando espaços interiores flexíveis. Uma estrutura de madeira é projectada segundo os métodos tradicionais de construção, um sistema de madeiras quadradas que cuidadosamente são montadas e unidas, com juntas presas por grandes estacas do mesmo elemento.
Deitada nesta estrutura, uma cobertura em chapas de metal cobrirão o projecto, colectando toda a água escorrida para armazená-la em dois tanques de água para uso posterior.Entre todos esses componentes, aparece a dimensão infantil, instalações colectivas que acomodam totalmente os desejos individuais das crianças. Uma sequência de elementos alegres, entre espaços e ícones, produzindo um estado contínuo de excitação.
Acima e em um único gesto, essas peças são reunidas.