As melhores faculdades de Arquitectura de África em 2020

Há cerca de dois anos que o The Sanzala tem monitorizado e publicado o top 5 das melhores faculdades de Arquitectura de África. A lista é elaborada com base na lista global publicada pelo site “TOPUNIVERSITIES“. Na lista do ano passado, o top 5 mundial era dominado pela The Bartlett School of Architecture (Reino Unido), parte da University College London, que chegou ao pódio em 2019, superando o Massachusetts Institute of Technoloy (Estados Unidos da América) que se manteve nesta posição por quase uma década. Contudo, este ano o cenário alterou-se e o MIT voltou ao primeiro lugar da lista, passando a The Bartlett School of Architecture para a terceira posição. Fazem também parte do top 5 mundial a Delft University of Technology (Países Baixos), em segundo lugar, a ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology (Suíça), em quarto lugar, e a Harvard University (Estados Unidos da América), em quinto lugar. Este ano, apenas 3 faculdades africanas figuram a lista das 200 melhores mundiais, reduzindo assim a representatividade africana que nos anos anteriores era de 5 instituições.

University of Cape Town. Fonte aqui

Tal como o ano passado, a primeira universidade africana a figurar a lista é a University of Cape Town (África do Sul), que surge no intervalo entre a 51ª e a 100ª posição, um pouco acima de universidades como a Universidade de Lisboa (Portugal), a Universidade do Porto (Portugal) e a Yale University Estados Unidos da América). Para produção da lista, o site usa indicadores como a reputação das universidades e do seu corpo docente, número de citações por trabalhos científicos e citações por índice h. Este último, é um índice que serve para quantificar o impacto dos cientistas/pesquisadores tendo como base o número de vezes que os seus artigos são citados. Aproveitamos então a lista para fazermos o top 5 das melhores universidades de África, tendo como base a sua classificação na lista global:

     1. University of Cape Town (África do Sul);
     2. Cairo University (Egipto);
     3. The American University in Cairo (Egipto).

À semelhança de 2019, em 2020 não há nenhuma universidade angolana no top 200 mundial. Caso queira verificar a lista completa, segue o link para o ranking elaborado pela  Quacquarelli Symonds (QS).

Deixar uma resposta

Navegar