Arquitecto(s): Patrick Schweitzer & Associés
Localização: Kigali, Ruanda
Ano: 2018
Cliente: Ministério da Educação do Ruanda
Programa: Educacional
Área: 5.600 m2
Estado: Construído.
Situada na cidade de Kigali, Ruanda, a Faculdade de Arquitectura e Design Ambiental, projectada pelo atelier Patrick Schweitzer & Associés, é um equipamento educacional que resulta de um concurso internacional lançado pelo governo do Ruanda em março de 2012. O projecto é formado por dois blocos, separados por um pátio intermédio, este destinado à comunicação entre ambos os blocos e ao recreio dos alunos. O revestimento em pedra local, a cor laranja e a forma piramidal nos corpos do equipamento criam a sua assinatura.


Segue uma tradução livre da descrição dos autores e imagens do projecto:
O atelier respondeu a um concurso internacional lançado em março de 2012 pelo governo do Ruanda para o projecto de uma nova escola de arquitectura, para acomodar 600 alunos num local de 5.600 m², não muito longe do corpo docente existente.
Para este projecto, começamos com uma forma simples em dois níveis e posteriormente as distorcemos da mesma maneira que as forças tectónicas distorcem as massas de terra: puxamos em lados opostos, fazendo uma abertura no centro que formaria a área externa para os alunos. Em seguida, cortamos o primeiro nível para formar blocos distintos, separados das áreas de circulação externa, que “extrudamos” para criar pirâmides irregulares que abrigariam as salas de aula.


O atelier optou por um projecto altamente arquitectónico com formas complexas, orientadas por questões pedagógicas e ambientais, a meio caminho entre a arquitetura tradicional e o design contemporâneo. Este é um edifício simples e didático projetacdo para treinar os futuros arquitectos de um país africano em desenvolvimento, cuja população deve dobrar até 2050.


O edifício utiliza dois materiais simples habitualmente encontrados na região: pedra para a envolvente exterior; e betão armado colorido para o interior. O edifício possui pequenas janelas voltadas para o exterior e grandes janelas voltadas para o interior protegidas do sol por saliências da cobertura. A secção superior das pirâmides é truncada para trazer luz natural e optimizar a ventilação. Eliminaram-se as técnicas de aplicação e manutenção complicadas: há rampa em vez de elevador e em vez de ar condicionado existem sistemas de ventilação natural de alto rendimento e soluções arquitectónicas que permitem regular a temperatura interior.


Recebemos vários prémios internacionais de arquitetura para este projeto: Architizer A + Awards, APDC * IDA Design Excellence Awards, German Design Awards (menção especial), Architecture Masterprize (menção honrosa). Foi finalista no Grand Prix de AFEX 2018 e no Prix AMO 2018 na categoria “tipologia mais criativa”.


Faculdade de Arquitectura e Design Ambiental IX. © Jules Toulet
Peças desenhadas. © Patrick Schweitzer & Associés