Angola

10 Publicações Voltar ao Início

“Podem Exercer Arquitectura Funcionários da Administração Pública Detentores de Cargos de Responsabilidade?”: Um texto de Crisóstomo Martinho

Para esta edição do “Teoria de”, trazemos um artigo de Crisóstomo Martinho, licenciado em Arquitectura e Urbanismo pela Universidade Privada de Angola (UPRA), é chefe de repartição na Administração Municipal de Viana, e um dos nomes mais activos da arquitectura em Angola, pelo menos nas redes sociais. O texto, intitulado…

Ritmo House: BR Architects

Arquitecto(s): BR Architects Localização: Cacuaco, Luanda Ano: 2019 Programa: Residencial Área Bruta: 264 m² Estado: Estudo prévio. Localizada em Cacuaco, Luanda, a Ritmo House é um projecto de arquitectura desenvolvido pelo atelier BR Architects, formado pela equipa de arquitectos angolanos Marco Branquinho e Fábio Rosa. Projectado em torno da arquitectura moderna, as suas…

Entrevista de Celestino Chitonho ao Jornal de Angola: “Vamos colocar a arquitectura ao serviço da economia”

No passado dia 24 de Setembro, do corrente ano o Jornal de Angola publicou uma entrevista com o actual presidente da Ordem dos Arquitectos de Angola (OAA), o arquitecto Celestino Evoyo Valentim Chitonho. A entrevista desenvolveu-se à volta de questões sobre o exercício da profissão do arquitecto angolano; estágios para recém-formados; orçamentos…

“A importância do ensino da arquitectura vernacular africana nas faculdades de arquitectura em África”: Um texto de Áurea Bianca Vasconcelos André

Para esta edição do “Teoria de”, trazemos um artigo de Áurea Bianca Vasconcelos André, licenciada em Arquitectura e Urbanismo pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC), Brasil; formada em Sistemas para Internet, pela mesma instituição; mestranda em Arquitectura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil; e membro/pesquisadora…

Teoria de Yolana Ariel Azevedo de Lemos: “Os cinemas em Angola nas décadas de 60 e 70 do séc. XX : de um passado para um futuro”

Para esta edição do “Teoria de“, trazemos a dissertação de mestrado da arquitecta angolana Yolana Ariel Azevedo de Lemos, intitulada “Os cinemas em Angola nas décadas de 60 e 70 do séc. XX : de um passado para um futuro”, desenvolvida na Universidade Lusíada de Lisboa (Portugal), que teve como…

Entrevista de Ilídio Daio à Logos: “Redimensionamento e requalificação da cidade de Luanda”

Alusivo ao Dia Mundial das Cidades, no passado dia 31 de Outubro de 2019, à Logos, uma plataforma digital multidisciplinar coordenada por Herlander Napoleão, convidou o arquitecto Ilídio Daio à participar de uma conversa descontraída cujo o tema central foi o “Redimensionamento e requalificação da cidade de Luanda”. Nesta, foram…

DW. Debate à Sexta-Feira: “Transformações Comunitárias nos Musseques para a proteção do património Cultural e dos espaços públicos : Caso Sambizanga”

Acontece hoje, 24 de Janeiro, mais um “Debate à Sexta-Feira“, organizado pela “Development Workshop“. O evento terá como tema “Transformações Comunitárias nos Musseques para a proteção do património Cultural e dos espaços públicos : Caso Sambizanga”, e contará com Pedro Mvemba Cidade, Arquitecto e Urbanista pela Universidade Metodista de Angola, Co-fundador…

Ordem dos Arquitectos de Angola: Arqt. Celestino Chitonho Eleito Presidente

Foi eleito presidente da Ordem dos Arquitectos de Angola o arqt. Celestino Chitonho, licenciado em arquitectura e urbanismo pelo Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, Professor Universitário, membro do Conselho da União Africana dos Arquitectos, Árbitro do CREL – Centro de Resolução Extrajudicial de Litígios, fundador…

Navegar